A Porsche incluiu dois modelos distintamente desportivos e exclusivamente equipados na sua gama de automóveis desportivos com motor central: o 718 Cayman GTS 4.0 e o 718 Boxster GTS 4.0. Estes são os representantes particularmente desportivos e dinâmicos da gama 718. Destinam-se a condutores orientados para o design que apreciam uma elevada versatilidade para o dia a dia e que, ao mesmo tempo, não querem abdicar do caráter desportivo pronunciado. Além de uma variedade de caraterísticas de desempenho, os modelos GTS foram concebidos com um equipamento de elevado nível, mesmo no equipamento de base. Impressionam com contrastes desportivos e detalhes extraordinários.
O elemento central dos modelos 718 GTS 4.0 é o motor atmosférico de seis cilindros com quatro litros. Com uma potência de 294 kW (400 cv), ultrapassa os modelos S com um motor turbo de quatro cilindros em 37 kW (50 cv) e impressiona com a sua capacidade de resposta particularmente direta, bem como por um débito da potência linear. A transmissão de potência é fornecida de série por uma caixa manual de seis velocidades com função de aceleração intermédia dinâmica no modo Sport. Opcionalmente, o 718 Cayman GTS 4.0 e o 718 Boxster GTS 4.0 também estão disponíveis com transmissão de dupla embraiagem Porsche (PDK).
O grupo propulsor dos modelos GTS é basicamente o mesmo que o do 718 Cayman GT4 e do 718 Spyder. O motor boxer baseia-se na mesma família de motores que as unidades da atual série 911 Carrera. O sistema eletrónico apenas estabelece limites para a sua elevada rotatividade às 7800 rpm e a potência máxima é de 7000 rotações. O binário máximo atinge um nível constante de 420 Nm nas variantes de mudanças manuais entre 5000 e 6500 rpm. As versões com transmissão de dupla embraiagem Porsche fornecem 430 Nm a 5500 rpm.
Além disso, a potente unidade de quatro litros carateriza-se pela sua excecional eficiência. Além do controlo adaptativo dos cilindros, que desliga alternadamente cada uma das duas bancadas de cilindros em situações de carga reduzida, a injeção direta de gasolina com injetores piezo e um sistema de admissão variável também contribuem para a eficiência. O motor do GTS impressiona também com a sua reserva de potência superior e a resposta imediata. Graças à sua alta rotatividade até às 7800 rpm e ao sistema de escape equipado de série com controlo dinâmico das válvulas, também eleva as vantagens acústicas do boxer de seis cilindros com um som poderoso. Com o seu design em forma de pinça, o sistema de escape desportivo com filtro de partículas de gasolina integrado e ponteiras de escape afastadas em preto cria espaço para a secção inferior traseira em preto, especialmente desenvolvida para os modelos GTS.
O motor atmosférico de seis cilindros com quatro litros garante valores de desempenho impressionantes. Ambos os modelos 718 GTS 4.0 com transmissão manual atingem a velocidade máxima aos 293 km/h, com a PDK o valor correspondente é de 288 km/h. Ao acelerar dos 0 aos 100 km/h, o 718 GTS 4.0 com caixa manual de seis velocidades é um décimo mais rápido do que o modelo S com motor turbo, atingindo a marca dos 100 km/h em 4,5 segundos. O seu tempo de aceleração dos 0 aos 200 km/h é de 14,1 segundos.
As variantes do 718 GTS 4.0 com central de controlo automática são ainda mais potentes. Com a PDK, não há interrupção da aceleração durante as passagens de caixa. Isto aumenta o conforto nas passagens de caixa e melhora os valores de aceleração. Em comparação com os modelos 718 com caixa manual, o 718 Cayman GTS 4.0 e o 718 Boxster GTS 4.0 com PDK e Launch Control atingem a marca dos 100 e dos 200 km/h cerca de meio segundo mais rápido, ou seja, 4,0 e 13,7 segundos, respetivamente (menos 0,4 segundos em comparação com a caixa manual).
Nos modelos 718 GTS 4.0, o pacote Sport Chrono de série adapta as caraterísticas de passagem de caixa da PDK através de quatro programas de condução diferentes (Normal, Sport, Sport Plus e Individual). No modo Sport, o pacote trabalha com passagens de caixa mais rápidas, reduz as velocidades mais cedo, com ponta-tacão automático, e contribui para uma aceleração perfeita com pontos de passagem de caixa mais tardios. O modo Sport Plus ainda mais consistente foi concebido para o máximo desempenho e explora totalmente as reservas de rotações do motor boxer atmosférico de seis cilindros. O Launch Control está também integrado neste programa de condução, o que ativa uma aceleração de arranque automática.
O Sport Response Button, posicionado no centro do seletor de modos, permite ativar o desempenho máximo para o motor e transmissão durante 20 segundos, independentemente do modo de condução selecionado. Esta função, inspirada na competição, ajuda em manobras de ultrapassagem espontâneas.
Com um manuseamento particularmente preciso, uma direção ágil e um comportamento voluntário nas curvas, o chassis também promete uma experiência de condução emocionante. Este combina a firmeza desportiva com o conforto do amortecimento adaptado à utilização diária. O Porsche Active Suspension Management (PASM) está equipado de série. Este é acompanhado por um rebaixamento de 20 milímetros. Para condutores orientados para o conforto, está disponível como opção o chassis PASM, que rebaixa a carroçaria em dez milímetros.
Outros componentes de desempenho equipados de fábrica são o sistema Porsche Stability Management (PSM) com modo PSM Sport comutável em separado, o pacote Sport Chrono, incluindo a aplicação Porsche Track Precision mais recente, o rolamento da unidade adaptativo Porsche Active Drivetrain Mounts (PADM) e o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio cruzado mecânico do eixo traseiro.
Os automóveis desportivos com motor central contam com rodas em liga leve de 20 polegadas em preto acetinado brilhante. Os pneus High-Performance com as dimensões 235/35 ZR 20 na dianteira e 265/35 ZR 20 na traseira proporcionam uma visão dos discos perfurados e das pinças vermelhas do sistema de travões reforçado. O travão de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) está disponível como opção.
Os detalhes mais escuros realçam o aspeto particularmente desportivo dos modelos GTS: isto aplica-se à aba do spoiler, à entrada de ar da carenagem dianteira Sport Design em preto, às lentes das luzes de nevoeiro na dianteira, às lentes das luzes traseiras e à secção inferior traseira.
No interior, os tecidos em Race-Tex escuros de alta qualidade criam um ambiente desportivo e elegante. Os tecidos foram concebidos com base nos revestimentos dos bancos de competição. A sua estrutura é extremamente transpirável e oferece maior sustentação. O Race-Tex decora as faixas centrais dos bancos desportivos Plus de série, o aro do volante desportivo GT com um diâmetro compacto, a consola central, a alavanca seletora e os apoios de braços das duas portas, bem como os pilares A e o revestimento do teto.
O pacote de interior GTS opcional oferece mais opções de cores: é possível escolher entre Vermelho Carmim ou Bege Giz. Estas cores permitem destacar o mostrador do conta-rotações, os cintos de segurança, todas as costuras decorativas, incluindo o emblema GTS bordado nos apoios de cabeça, e a inscrição Porsche nos tapetes pretos emoldurados. Os elementos decorativos e os painéis da consola central são feitos de carbono.
Os modelos 718 GTS 4.0 estão equipados de fábrica com o Porsche Communication Management (PCM) com um ecrã tátil de 7 polegadas de alta resolução e com o pacote Sport Chrono, incluindo a aplicação Track Precision mais recente. O programa para smartphone, adaptado do desporto motorizado, pode apresentar e visualizar dados relevantes para o desempenho na utilização em pistas de corrida através do visor PCM e registá-los para análise posterior. O módulo de navegação online com informações de trânsito em tempo real, controlo por voz e Porsche Connect estão disponíveis como opção, bem como um sistema de som BOSE® e o sistema de som High-End Surround da Burmester.