A oferta da Porsche é colorida e diversificada. Os números e as letras desempenham um papel importante no amplo portefólio de modelos. A sigla "911" é pelo menos tão famosa como a própria marca. Mas há outras distinções, como as três letras "GTS", que significam Gran Turismo Sport. O que começou há quase seis décadas com o Porsche 904 Carrera GTS é hoje a imagem de marca de uma legião impressionante. Isto porque atualmente a Porsche oferece modelos GTS em todas as séries de modelos: que são sinónimos de emoção e desportividade. Versões particularmente dinâmicas, desportivas e emocionantes, equipadas com um equilíbrio perfeito entre o desempenho e a versatilidade para o dia a dia.
"Qualquer Porsche destina-se a correr." Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche estabeleceu esta máxima há mais de 60 anos. Foi com base nesta premissa que, em 1963, desenhou e concebeu um Coupé com motor central para a estrada e para a pista: o Porsche 904 Carrera GTS com uma potência de 132 kW (180 cv). O automóvel de dois lugares e duas portas com um habitáculo reduzido ao mínimo comemora a sua estreia no Solitude em Estugarda a 26 de novembro de 1963. Foi o primeiro automóvel desportivo de Zuffenhausen a ter uma carroçaria em plástico e a demonstrar de forma impressionante as suas competências técnicas nos anos que se seguiram. Na pista de corrida, está claro, onde foi bicampeão do campeonato mundial da marca na classe GT até 2000 cm³ em 1964 e 1965. A essas vitórias juntou-se a vitória no Targa Florio, em 1964, na Sicília, um segundo lugar no Rally de Monte Carlo em 1965 e vitórias em corridas de montanha. No entanto, o 904 Carrera GTS em pequena séria também está aprovado para utilização na estrada. Aqui convence igualmente com a sua fácil manobrabilidade e coloca em prática a pretensão da Porsche de levar a tecnologia do desporto motorizado para a estrada.
Isto lançou as bases para a imagem de marca GTS desportiva. A história continua nas décadas de 80 e 90 com o 924 GTS e o 928 GTS, as versões mais potentes e mais reativas das respetivas séries de modelos. Com um preço de 110 000 marcos (equivalente a cerca de 56 200 Euros), o 924 Carrera GTS de 1981 foi o Porsche mais caro de sempre. Produzido numa série limitada de 50 exemplares, o Coupé com motor dianteiro de dois litros proporciona uma potência de 180 kW (245 cv) e uma velocidade superior a 250 km/h, e conta com uma construção leve e consistente que não descura o conforto. Com uma potente variante para rali com 206 kW (280 cv), Walter Röhrl faz furor no Campeonato Alemão de 1981.
O posicionamento atual dos modelos GTS como multitalentos desportivos começou em 1992 com o 928 GTS. O GTS, o mais recente desenvolvimento desta série de modelos Transaxle, tem guarda-lamas traseiros alargados, uma faixa luminosa vermelha na traseira, uma asa traseira pintada na cor do veículo, espelhos exteriores com design Cup e jantes de 17 polegadas Cup de série. O seu motor V8 de 5,4 litros proporciona uma potência de 257 kW (350 cv) e permite uma velocidade máxima de 275 km/h.
Em 2007, o IAA em Frankfurt am Main foi o palco certo para o lançamento do primeiro Porsche com a sigla GTS do século XXI: o Cayenne GTS. Numa versão distintamente desportiva, expande a gama e corrobora esta reivindicação com um visual impressionante que inclui vários elementos de design em preto. Além disso, conta também com um motor V8 atmosférico com uma potência de 298 kW (405 cv) e uma acústica correspondente: o Cayenne GTS revisitou a história desportiva da sigla GTS e reinterpretou-a de forma moderna: como oferta a um grupo-alvo extremamente orientado para o caráter desportivo e que aprecia uma experiência de condução particularmente emocionante, mas que, ao mesmo tempo, também pretende uma elevada versatilidade para o dia a dia.
Com estas especificações, a expansão do portefólio do GTS prossegue a passos largos. Em 2010, lançau-se pela primeira vez um 911 Carrera GTS. Com uma potência de 300 kW (408 cv), serve de ponte de ligação entre os modelos Carrera, Turbo e GT do tipo 997 da sexta geração 911. Está disponível nas versões Coupé e Cabriolet, com tração traseira ou tração integral à escolha. Já então, a aba do spoiler dianteiro pintada em preto e as pinças de travão vermelhas encontravam-se entre as principais caraterísticas visuais. Outra particularidade especial: as suas jantes de liga leve de 19 polegadas contam com um mecanismo de bloqueio central, que também é utilizado no desporto motorizado.
A terceira família de modelos na qual a Porsche introduziu uma variante GTS é a berlina desportiva Panamera, em 2011. Neste caso, o motor V8 de 4,8 litros com uma potência de 316 kW (430 cv) combinado com o PDK de sete velocidades assegura um temperamento desportivo e uma velocidade máxima de 288 km/h.
Em 2014, a filosofia GTS chegou ao Porsche Boxster descapotável e ao Coupé Cayman. Pela primeira vez desde o Porsche 904 Carrera GTS de 1963, a marca distingue-se novamente por um automóvel desportivo com motor central. O seu motor boxer de seis cilindros de 3,4 litros e com uma potência de até 250 kW (340 cv) permite que, em combinação com a transmissão de dupla embraiagem PDK da Porsche, o automóvel de dois lugares acelere dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e atinja uma velocidade máxima entre 281 e 285 km/h.
Uma variante GTS juntou-se à família Macan pela primeira vez em 2015. Com uma potência de 265 km/h (360 cv), um chassis mais firme e uma velocidade máxima de 256 km/h, estabeleceu-se como a versão de série mais desportiva dos SUV compactos.
Por fim, em novembro de 2021, a Porsche completou a gama GTS: com a estreia mundial do Taycan GTS no Salão do Automóvel de Los Angeles, cada série de modelos tem agora uma versão com a lendária combinação de letras. O Taycan GTS é o multitalento desportivo da gama de automóveis desportivos elétricos. Oferece uma potência de overboost de até 440 kW (598 cv) com utilização do Launch Control e uma autonomia de até 504 quilómetros, de acordo com o WLTP. Além disso, como acontece com todos os modelos GTS, apresenta um visual exclusivo e um conceito particularmente desportivo. O Taycan GTS prepara assim a base para futuros modelos GTS da Porsche.