Os modelos GTS são os mais emocionantes representantes das seis séries

GTS: Equilíbrio perfeito entre desempenho e versatilidade para o dia-a-dia

Porsche é sinónimo de caráter desportivo. Os modelos que vêm de Zuffenhausen incorporam dinâmica e emoção. Com o lançamento do 911 há cerca de seis décadas, a marca ganhou reputação em todo o mundo enquanto fabricante de veículos altamente desportivos, de elevada qualidade técnica e com um design inconfundível: Um Porsche é, simplesmente, um Porsche. Contudo, a gama de produtos é tudo menos uniforme. No âmbito do portfólio, os nossos engenheiros e designers uniram-se para desenvolver uma ampla gama de modelos. É possível encontrar o Porsche adequado para praticamente qualquer requisito. Quando se trata de uma dose adicional de emoção, as três letras GTS entram em jogo: Por trás deste conceito, existem versões desportivas e ágeis que, ao mesmo tempo, convencem na vida quotidiana. Isto deve-se ao facto de os modelos GTS proporcionarem um equilíbrio perfeito entre desempenho e versatilidade para o dia-a-dia. Estes elementos representam, deste modo, o meio-termo de cada série.

O que começou há cerca de 60 anos com o lendário Porsche 904 Carrera GTS faz agora parte da gama da Porsche: Cada série dispõe agora de uma ou mais versões GTS. Isto aplica-se aos modelos clássicos de combustão, bem como ao Taycan totalmente elétrico, que foi também apresentado há alguns meses numa emocionante versão GTS.

Mas o que torna um GTS num GTS na Porsche? A sua denominação completa dá uma pista: GTS significa "Gran Turismo Sport". Um GTS deve, portanto, ser capaz de brilhar em circuitos de corrida, bem como nos percursos diários. O grande caráter desportivo combinado com um elevado nível de conforto no dia-a-dia são os pré-requisitos para que as versões GTS possam afirmar-se como veículos particularmente emocionantes da respetiva série. Estes posicionam-se como versões desportivas entre os modelos S, 4S e GT ou Turbo das diferentes séries de produtos.

Um GTS pode ser identificado à primeira vista. Estas versões apresentam um design desportivo distinto. Existem elementos típicos do GTS que conferem um efeito de reconhecimento apesar da individualidade de cada modelo. De modo geral e de série, vários elementos de design são mantidos em preto mate, acetinado ou de alto brilho. Tal inclui, por exemplo, a dianteira, as inscrições e as jantes, que são geralmente maiores do que os modelos básicos. Além disso, um Porsche GTS dispõe de um spoiler dianteiro distinto, bem como de luzes traseiras e faróis escurecidos. Outras caraterísticas de equipamento dos modelos GTS com aspetos verdadeiramente emocionantes incluem pinças de travão vermelhas e pinturas especiais, incluindo a cor Vermelho Carmim exclusiva, que também se encontra disponível para outros modelos.

O interior apresenta igualmente o charme especial do GTS. Este inclui bancos desportivos e superfícies em Alcantara ou Race-Tex, volante desportivo, frisos decorativos exclusivos e várias inscrições GTS, por exemplo, nos apoios de cabeça. Naturalmente, o preto é também a cor dominante no interior das versões desportivas. Para aqueles que pretendem um caráter ainda mais desportivo, estão disponíveis pacotes de interior GTS opcionais, dependendo da série, com, por exemplo, costuras decorativas e cintos de segurança em Vermelho Carmim, Bege Giz ou, como no Macan GTS, em Verde Pitão. Além disso, existem outros elementos em pele, carbono e Race-Tex para todas as séries.

A tecnologia mantém-se: O que seria um modelo carregado de emoção como o GTS sem um motor adequado e os acessórios técnicos correspondentes? Como resposta a esta pergunta retórica, os modelos GTS podem remeter para a sua potência adicional em comparação com as versões posicionadas abaixo, para além da afinação do motor otimizada de forma desportiva, do binário em abundância e da elevada velocidade máxima e aceleração. Além disso, existem em parte transmissões especialmente afinadas e o pacote Sport Chrono, que também é disponibilizado de série, bem como o chassis desportivo PASM e um rebaixamento da carroçaria. Por fim, o pacote de tecnologia GTS proporciona uma acústica promissora em termos de emoção. Graças à afinação específica do GTS, juntamente com a remoção de alguns dos isolamentos interiores de várias séries, os sistemas de escape desportivos padrão dos modelos com motor a gasolina garantem uma emocionante experiência sonora. Estes também estão equipados com ponteiras de escape pretas marcantes.

Os engenheiros da Porsche alcançaram recentemente em um feito especial: Foram capazes de transferir a filosofia do GTS para o Taycan praticamente como um todo. O GTS Taycan totalmente elétrico, por exemplo, proporciona uma experiência sonora altamente emocionante graças ao Porsche Electric Sport Sound modificado. Além disso, o GTS Taycan brilha com o mesmo design caraterístico e o interior desportivo dos seus irmãos GTS. As caraterísticas de potência e desempenho do motor também se encontram a um nível excecional. O GTS Taycan não só completa a gama GTS, que agora inclui as seis séries, como também abre caminho para possíveis modelos elétricos de GTS no futuro.