Desde há algumas semanas, cada linha de modelos da Porsche conta com uma versão com a lendária combinação de letras GTS. Com uma autonomia de até 504 quilómetros, de acordo com o WLTP, o novo automóvel desportivo elétrico Taycan GTS é o primeiro Taycan a bater a marca dos 500 quilómetros. Ao mesmo tempo, o Taycan GTS apresenta-se como multitalento desportivo do portefólio de modelos. Impressiona com uma potência de overboost de até 440 kW (598 cv) com utilização do Launch Control. O chassis e o eixo traseiro direcional opcional foram especificamente concebidos para o GTS. O exterior e o interior são exclusivos. A Porsche oferece dois modelos desportivos: o Taycan GTS e o Taycan GTS Sport Turismo.
O Taycan GTS Sport Turismo representa a terceira versão da carroçaria da primeira linha de modelos totalmente elétricos da Porsche. O recém-chegado partilha a silhueta desportiva, incluindo a linha do tejadilho descendente, com o Taycan Cross Turismo. Outra semelhança é o formato funcional da bagageira, com mais de 1200 litros de volume de carga por baixo da porta traseira.
O portefólio de modelos do Taycan tem registado um aumento contínuo desde o seu lançamento. Três variantes de carroçaria com até cinco motorizações oferecem opções para todos. O Taycan com a lendária sigla GTS está posicionado acima do Taycan 4S e abaixo das versões Taycan Turbo. Isso faz dele o desportivo intermédio.
Em termos de novo equipamento opcional, é disponibilizado para o Taycan GTS um teto panorâmico com Sunshine Control. Graças a uma película de cristais líquidos com controlo elétrico, é possível alterná-lo entre transparente e fosco. Desta forma, os ocupantes do veículo ficam protegidos contra o encandeamento sem escurecer o habitáculo. O teto está subdividido em nove segmentos, que podem ser controlados individualmente – uma inovação mundial no setor automóvel. Ao mesmo tempo, o teto panorâmico com Sunshine Control oferece uma melhor proteção contra o calor do que um teto de vidro comum.
Com os modelos GTS, a Porsche atrai um grupo-alvo extremamente orientado para o estilo desportivo, mas que não pretende abdicar da versatilidade para o dia a dia. O Taycan GTS é acionado por dois motores elétricos: um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Assim, está equipado de série com tração integral. Os motores elétricos correspondem às unidades dos modelos Taycan Turbo e foram desenvolvidos especificamente para o GTS.
Enquanto representante da geração mais recente do Taycan, o GTS conta com uma estratégia de propulsão particularmente eficiente. Nos modos de condução "Normal" e "Range", a área de carga parcial do motor elétrico dianteiro é quase inteiramente desacoplada e desenergizada. No modo planar e com o veículo parado, não há binário de acionamento em qualquer dos eixos. Este ponto-morto elétrico reduz as perdas de tração, o que, na prática, amplia o raio de ação.
O Taycan GTS dispõe de uma potência de overboost de até 440 kW (598 CV) com o Launch Control ativado e um binário máximo de 850 Nm. Para uma propulsão impressionante, conta também com um binário máximo da roda de 8800 Nm com Launch Control. Em ambas as variantes, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 3,7 segundos, atingindo a marca dos 200 km/h em 12 segundos. A velocidade máxima da dupla é de 250 km/h. A bateria Performance Plus de série com capacidade total de 93,4 kWh permite uma autonomia de até 504 quilómetros, de acordo com o WLTP. A potência de recuperação máxima é de até 275 kW.
A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) foi especificamente ajustada para o GTS, favorecendo assim a dinâmica lateral. O eixo traseiro direcional opcional conta com uma configuração ainda mais desportiva. O som mais intenso do Porsche Electric Sport Sound modificado reforça o caráter do modelo GTS.
A bordo, o pacote Sport Chrono e o indispensável cronómetro são disponibilizados de série. No volante desportivo GT multifunções, está instalado o comutador de modo para seleção dos modos de condução (Range, Normal, Sport, Sport Plus e Individual). O modo Sport for concebido de forma ainda mais dinâmica em comparação com os outros modelos Taycan.
Uma característica típica de um GTS são os inúmeros detalhes pretos ou escuros no exterior, como na carenagem dianteira, nas bases dos retrovisores externos ou nos frisos dos vidros laterais. Além disso, a versão Taycan GTS conta com o pacote Sport Design, com revestimentos exclusivos da dianteira e das embaladeiras. Nos faróis dianteiros Matrix em LED, equipados de série, com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus), os painéis dos elementos das luzes de condução diurna são fabricados em preto mate e apresentam um design de condutores 3D.
O difusor traseiro com design de aletas possui o mesmo formato que o componente dos modelos Taycan Turbo. Os painéis das embaladeiras e do difusor traseiro são fabricados em preto de alto brilho no GTS, enquanto as rodas Taycan Turbo S Aero Design de 20 polegadas, equipadas de série, são pintadas em preto acetinado. Opcionalmente, são disponibilizadas rodas de 21 polegadas no novo design RS Spyder, com pintura exclusiva também em preto acetinado para o GTS.
O interior é igualmente exclusivo. Tal como no pacote de interior de série em alumínio escovado preto anodizado, inúmeros elementos em Race-Tex preto realçam o ambiente dinâmico e elegante. A combinação de apoio lateral desportivo e conforto para percursos longos é o ponto forte dos bancos dianteiros desportivos adaptativos Plus equipados de série. Contam com ajuste elétrico de 18 posições e função de memória.
O pacote de interior GTS é disponibilizado como opção: este inclui o painel do volante, os elementos decorativos laterais na consola central e as superfícies decorativas nas portas em carbono mate. Diversas costuras em cor contrastante - opção entre Vermelho Carmim ou Bege Giz - decoram o painel de comando, o revestimento das portas, o aro do volante e os bancos.
Com o Taycan Sport Turismo, a família de modelos abrange agora um total de três variantes de carroçaria. A versão do GTS destina-se àqueles que pretendem um elevado grau de versatilidade para o dia a dia semelhante ao do Taycan Cross Turismo, sem abdicar do desempenho em estrada da berlina desportiva Taycan. O GTS chega ao mercado como o primeiro membro da família Taycan Sport Turismo.
O Taycan GTS Sport Turismo partilha a silhueta desportiva com linha do tejadilho descendente e o formato funcional com o Taycan Cross Turismo. O espaço para a cabeça atrás é 45 milímetros superior ao da berlina desportiva Taycan, e o volume de carga por baixo da grande porta traseira é superior a 1200 litros. No entanto, o Taycan GTS Sport Turismo dispensa os elementos de design todo-o-terreno.
O GTS Sport Turismo é capaz de transportar até três bicicletas com um suporte traseiro especial. O suporte é fácil de manusear e dobra-se de forma compacta. Também é possível abrir a porta traseira com o suporte carregado. Além disso, a Porsche Tequipment oferece caixas de tejadilho para as três versões de carroçaria do Taycan, incluindo um modelo Performance testado e aprovado para velocidades mais elevadas.
Uma particularidade do inovador teto panorâmico com Sunshine Control é a proteção antiencadeamento elétrica inteligente. Inédito no setor automóvel: a grande superfície de vidro está subdividida num total de nove áreas que podem ser controladas individualmente. Isso permite não só configurar o teto inteiro como transparente ou fosco, mas também segmentos ou padrões individuais. Quando o teto é ajustado para fosco, a luz continua a entrar no habitáculo. A nova tecnologia praticamente não reduz a claridade. Como a função "Sunshine Control" impede o encadeamento, foi possível criar um teto significativamente mais claro do que o teto habitual. O habitáculo recebe o dobro da luz.
Na tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal), os cristais líquidos assentam numa película. Estes são alimentados através de contactos elétricos. A uma tensão alternada baixa, os cristais são dispostos em milissegundos de forma a deixar o vidro transparente. Pelo contrário, quando o vidro é desligado da alimentação elétrica, os cristais líquidos mudam para um estado desordenado. O resultado: o vidro fica fosco. A operação é controlada através do ecrã de Infotainment central, sendo a função selecionada no painel de comando por toque.
Além das duas configurações "Transparente" e "Fosco", também é possível selecionar as opções "Semi" e "Bold". Estes são padrões predefinidos com segmentos estreitos ou largos. É possível até mesmo acionar a persiana de forma dinâmica: quando o condutor do Taycan desliza o dedo sobre a imagem do teto no ecrã, a respetiva sequência de comutação dos segmentos individuais é ativada. Quando o veículo é desligado, o vidro muda automaticamente para o estado fosco. A última configuração do teto é memorizada para o arranque seguinte.
O inovador teto panorâmico com Sunshine Control conta com uma estrutura multicamadas. Mesmo na configuração transparente, o isolamento da radiação térmica é tão eficaz que oferece uma melhor proteção contra o calor do que uma persiana mecânica ou um teto de vidro convencional. Apenas 15% do calor entra no habitáculo, conforme demonstraram as medições na câmara de simulação solar no Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach. Este valor corresponde a mais de 30% nos tetos convencionais.