A tríade das tecnologias de propulsão

Porsche aposta consistentemente na mobilidade sustentável

Enquanto pioneira da mobilidade sustentável, a Porsche tomou medidas importantes nos últimos anos: entre elas, o lançamento bem-sucedido do automóvel desportivo elétrico Taycan e o início da sua produção na fábrica neutra em CO2, em Zuffenhausen. Estratégias ofensivas de produto, como o lançamento da família Panamera híbrida ampliada e com melhorias essenciais, a rápida expansão da infraestrutura de carregamento e o compromisso com o desenvolvimento dos eFuels, a Porsche continua fiel ao seu papel de pioneiro tecnológico.

"Já em 2025, metade dos nossos automóveis novos terá um sistema de propulsão total ou parcialmente elétrico", afirma Michael Steiner, membro da Comissão Executiva do Desenvolvimento da Porsche AG. "A Porsche aposta numa tríade de sistemas de propulsão. Para além de veículos completamente elétricos, como o Taycan, também continuará a incluir motores de combustão altamente emocionantes e híbridos plug-in com zero emissões locais. Estamos convencidos de que estas três tecnologias de propulsão sobreviverão no mercado a médio prazo."

O potencial dos motores de combustão eficientes ainda não está esgotado. É possível aumentar ainda mais o grau de eficiência dos motores a gasolina. Como medida de acompanhamento para o futuro completamente elétrico, a Porsche confia nos eFuels, entre outras coisas. Estes combustíveis sintéticos permitem que os motores a gasolina funcionem praticamente com neutralidade de CO2, uma vez que apenas é emitida a mesma quantidade de CO2 que antes foi extraída da atmosfera para produzir o eFuel. Steiner: "Estamos muito orgulhosos por saber que 70% de todos os Porsche construídos ainda continuam a circular. Graças aos eFuels, uma grande parte destes veículos poderia ser propulsionada com emissões de CO2 reduzidas. Os combustíveis totalmente sintéticos também fariam uma diferença sustentável no desporto motorizado."

A Porsche tem uma visão holística da sustentabilidade e atua nos seguintes campos de ação: ecológico, social e económico. O objetivo é crescer de uma forma que crie valores sob estas premissas: a Porsche quer continuar a ser rentável, ao mesmo tempo que amplia a sua responsabilidade social e reduz os efeitos negativos sobre o ambiente. A sustentabilidade é um pilar central da estratégia corporativa: a empresa toma medidas ao longo de toda a cadeia de geração de valor, a fim de operar de forma mais sustentável em todos os níveis das suas atividades.

Informações detalhadas sobre a gestão da sustentabilidade e a estratégia da empresa, bem como sobre os aspetos do diálogo com as partes interessadas e os números-chave, podem ser encontradas no atual Relatório Anual e de Sustentabilidade da Porsche AG e na Porsche Newsroom.

Michael Steiner – Membro da Comissão Executiva do Desenvolvimento da Porsche AG

"Já em 2025, metade dos nossos automóveis novos terá um sistema de propulsão total ou parcialmente elétrica. A Porsche aposta numa tríade de sistemas de propulsão. Para além de veículos completamente elétricos, como o Taycan, também continuará a incluir motores de combustão altamente emocionantes e híbridos plug-in com zero emissões locais. Estamos convencidos de que estas três tecnologias de propulsão sobreviverão no mercado a médio prazo."

Híbridos plug-in: até 30 por cento mais autonomia

Com o Panamera, é a primeira vez que a Porsche oferece três híbridos plug-in diferentes numa série: com uma potência combinada de 412 kW (560 cv), o 4S E-Hybrid posiciona-se como derivado completamente novo entre o 4 E-Hybrid (340 kW/462 cv) e o Turbo S E-Hybrid (515 kW/700 cv).

A autonomia em modo exclusivamente elétrico dos modelos Panamera híbridos foi aumentada até 30% graças a uma nova bateria de alta voltagem de 17,9 kWh (antes 14,1 kWh) e modos de condução otimizados.

Nos modos de condução otimizados, o carregamento altamente eficiente durante a condução passa agora a estar ainda mais no foco das atenções. A bateria passa a ser carregada mais depressa. Além disso, a regeneração inteligente permite o aproveitamento ainda mais eficiente do motor elétrico.

eFuels: gasolina a partir do ar, água e eletricidade

A Porsche está a intensificar o seu trabalho de investigação ao nível dos eFuels: estes combustíveis sintéticos são uma forma de até mesmo os veículos equipados exclusivamente com motores de combustão e os híbridos plug-in alcançarem a neutralidade carbónica (sem emissões de CO2). Os eFuels são combustíveis sintéticos liquefeitos, produzidos a partir de água e de dióxido de carbono extraído do ar. Para o efeito, é usada eletricidade produzida de forma regenerativa. A infraestrutura convencional existente pode ser utilizada para armazenar e distribuir estes combustíveis. Os eFuels podem contribuir para a redução de CO2 e esta redução constitui um elemento importante na estratégia de sustentabilidade da Porsche.

A Porsche também apoia o desenvolvimento de tais combustíveis no âmbito da iniciativa de investigação "reFuels – Repensar os combustíveis". O Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), juntamente com o Ministério dos Transportes de Baden-Württemberg, três outros ministérios e numerosos parceiros das indústrias automóvel, dos componentes de automóvel e dos óleos minerais, estão a analisar a produção e a utilização eficiente de combustíveis regenerativos.

Porsche Destination Charging: maior expansão da infraestrutura de carregamento

A Porsche acelera: A empresa continua a investir na infraestrutura de carregamento Porsche Destination Charging. Esta rede de carregamento é parte do conceito Porsche Charging Service. Inclui postos de carga com corrente alternada trifásica de 400 V (CA) e uma potência de 11 kW.

O serviço combina numa app todos os requisitos importantes para um serviço de carregamento: procura e navegação até aos postos de carga, autenticação na coluna de carregamento, pagamento e suporte.