Teto panorâmico com Light Control

Transparente ou fosco com o toque de um dedo

Uma particularidade do inovador teto panorâmico com Light Control é a proteção antiencadeamento elétrica inteligente. Inédito no setor automóvel: a grande superfície de vidro está subdividida num total de nove áreas que podem ser controladas individualmente. Isso permite não só configurar o teto inteiro como transparente ou fosco, mas também segmentos ou padrões individuais. Quando o teto é ajustado para fosco, a luz continua a entrar no habitáculo. A nova tecnologia praticamente não reduz a claridade. Como a função "Light Control" impede o encadeamento, foi possível criar um teto significativamente mais claro do que o teto habitual. O habitáculo recebe o dobro da luz.

Na tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal), os cristais líquidos assentam numa película. Estes são alimentados através de contactos elétricos. A uma tensão alternada baixa, os cristais são dispostos em milissegundos de forma a deixar o vidro transparente. Pelo contrário, quando o vidro é desligado da alimentação elétrica, os cristais líquidos mudam para um estado desordenado. O resultado: o vidro fica fosco. A operação é controlada através do ecrã de Infotainment central, sendo a função selecionada no painel de comando por toque.

Além das duas configurações "Transparente" e "Fosco", também é possível selecionar as opções "Semi" e "Bold". Estes são padrões predefinidos com segmentos estreitos ou largos. É possível até mesmo acionar a persiana de forma dinâmica: quando o condutor do Taycan desliza o dedo sobre a imagem do teto no ecrã, a respetiva sequência de comutação dos segmentos individuais é ativada. Quando o veículo é desligado, o vidro muda automaticamente para o estado fosco. A última configuração do teto é memorizada para o arranque seguinte.

O inovador teto panorâmico com Light Control conta com uma estrutura multicamadas. Mesmo na configuração transparente, o isolamento da radiação térmica é tão eficaz que oferece uma melhor proteção contra o calor do que uma persiana mecânica ou um teto de vidro convencional. Apenas 15% do calor entra no habitáculo, conforme demonstraram as medições na câmara de simulação solar no Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach. Este valor corresponde a mais de 30% nos tetos convencionais.