Carroçaria e aerodinâmica

O desporto motorizado como exemplo

Visualmente, o novo Porsche 718 Cayman GT4 RS não esconde o seu desempenho. A impressionante asa traseira com ligação pescoço de cisne, as entradas de ar NACA no capot e as aberturas de ar de processo atrás dos vidros laterais fazem com que o GT4 RS seja facilmente reconhecido como o novo modelo topo de gama da linha 718. Na posição Performance do difusor dianteiro e da asa traseira, reservada para utilização em circuitos de corrida, o 718 Cayman GT4 RS gera uma força descendente 25% superior à do 718 Cayman GT4.

Asa traseira como a do vencedor do Le Mans

A asa traseira do 718 Cayman GT4 RS chama a atenção à primeira vista. A asa fixa em fibra de carbono (CfK) com sideblades pretos e ligação pescoço de cisne provém do vencedor do Le Mans na sua categoria, o carro de corrida GT Porsche 911 RSR. O atual 911 GT3 foi o primeiro veículo de série da Porsche a integrá-la. Agora, o 718 Cayman GT4 RS também beneficia das vantagens aerodinâmicas deste design. O conceito com duas lâminas de alumínio resistentes ao declive, que fixam as asas a partir de cima, leva à menor perturbação possível da corrente em torno da asa a partir de baixo. O fluxo de ar é brevemente interrompido pelos suportes, acumula-se novamente diretamente atrás deles e, em seguida, atinge a extremidade inferior da asa de forma concentrada. Um fluxo de ar potente e uniforme neste ponto é mais relevante para a força descendente do que a corrente no lado superior. Neste caso, isto funciona exatamente da forma oposta ao processo aerodinâmico da asa traseira de um avião, onde o ar flui mais rapidamente na extremidade superior para gerar elevação.

O ângulo de inclinação da asa traseira pode ser ajustado manualmente em três níveis no GT4 RS. O mesmo se aplica ao difusor dianteiro, que pode ser ajustado em quatro níveis utilizando elementos de deslize mecânicos. Isto permite conferir ao veículo um equilíbrio aerodinâmico individual, se necessário, adaptando-se idealmente à pista e às preferências do condutor.

Percurso inovador do ar de processo

Quando o olhar passa da aba de separação na traseira com a terceira luz de travagem integrada para a dianteira do veículo, detém-se inicialmente nas novas entradas de ar atrás dos vidros laterais do condutor e do passageiro. Enquanto todos os outros modelos do 718 Cayman estão equipados com pequenos vidros triangulares, o GT4 RS está equipado com um sistema de admissão de ar de processo para o potente motor boxer de 4,0 litros com 500 cv (368 kW). As entradas de ar laterais atrás das portas permitem arrefecer o motor de seis cilindros.

Na parte dianteira, destacam-se quatro aberturas, inéditas num modelo da linha 718. Na parte superior dos guarda-lamas encontram-se as saídas para a ventilação das cavas das rodas, incluindo as lamelas. Estas aberturas, chamadas lamelas de ventilação no desporto motorizado, foram utilizadas pela primeira vez pela Porsche na produção em série no 911 GT3 RS da geração 991. Estas reduzem o excesso de pressão causado pelas rotação das rodas na cava da roda, especialmente a altas velocidades. Isto evita eficazmente a impulsão no eixo dianteiro. O capot de construção leve caracteriza-se pelas duas entradas de ar NACA. Originalmente desenvolvidas pelo National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), precursor da agência espacial NASA, as entradas de ar combinam duas caraterísticas que normalmente se anulam: melhoram o arrefecimento dos travões, mas não afetam o coeficiente de resistência aerodinâmica do veículo. É por isso que as entradas de ar NACA também são frequentemente utilizadas em carros de corrida.

O vácuo na traseira contribui para uma melhor aderência do GT4 RS ao piso

Todo o revestimento dianteiro do 718 Cayman GT4 RS foi recuperado do GT4, mas otimizado em termos aerodinâmicos. A aba dianteira foi redesenhada e equipada com lâminas laterais aerodinâmicas. Isto melhora a ventilação e o fluxo de ar através da cava da roda, aumentando ainda mais a força descendente no eixo dianteiro. O ar que passa por baixo do GT4 RS é fortemente acelerado pelos novos elementos condutores na parte inferior da carroçaria totalmente revestida, criando um vácuo na traseira. Isto proporciona uma maior força descendente no eixo traseiro.

A parte inferior do GT4 RS dispõe de duas entradas de ar NACA adicionais. Estas também são utilizadas para arrefecimento – neste caso, beneficia o filtro de partículas de gasolina – e esta conduta de ar de arrefecimento também não altera o coeficiente de resistência aerodinâmica. No final, o fluxo de ar que passa por baixo do automóvel volta a ser libertado através de um difusor traseiro. Este componente foi recuperado do 718 Cayman GT4 e complementado com aletas aerodinâmicas nas laterais. Reduzem também o fluxo de ar na traseira e têm um efeito positivo na força descendente.

Redução de 35 quilos graças a medidas de construção leve

Embora as medidas aerodinâmicas para aumentar a dinâmica de condução sejam claramente visíveis, uma caraterística de desempenho da carroçaria que passa mais despercebida é a sua construção leve. De acordo com a norma DIN, o 718 Cayman GT4 RS pesa 1415 kg no total, ou seja, atestado e sem condutor. Cada um dos 500 cavalos de potência é responsável pela aceleração de apenas 2,83 kg (3,8 kg/kW). Para alcançar este objetivo, tanto os guarda-lamas dianteiros como o capot são feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC), o vidro traseiro é fabricado em vidro leve e os faróis bi-xénon de construção leve sem sistema de limpeza dos faróis poupam ainda mais peso. O material isolante foi parcialmente reduzido e a proteção ocular da bagageira totalmente removida. O habitáculo está equipado com tapetes de construção leve. Os revestimentos das portas de construção leve com redes e bandas de puxar têxteis nos compartimentos de arrumação não podem faltar num modelo RS.

Embora os discos de travão ampliados adicionem peso ao veículo, o Porsche 718 Cayman GT4 RS pesa menos 35 kg do que o GT4. Com o pacote Weissach opcional, o peso do GT4 RS pode ser ainda mais reduzido. Se o cliente também encomendar as jantes forjadas de magnésio de 20 polegadas, as massas não suspensas são reduzidas em mais dez quilogramas, por exemplo. A nível exterior, o pacote Weissach é reconhecível pelo uso de carbono visível no capot, as entradas de ar de processo, os painéis de entrada de ar de arrefecimento, a asa traseira, as proteções superiores dos retrovisores exteriores e pela inscrição Porsche no vidro traseiro. Além disso, a saída de escape do sistema de escape desportivo em aço inoxidável é feita de titânio. A gaiola de titânio opcional é também cerca de seis quilogramas mais leve do que a equivalente em aço

Cores de pintura características da história da Porsche

Estão disponíveis nove cores de carroçaria de série para o novo 718 Cayman GT4 RS: branco, preto, vermelho real e amarelo racing como cores simples e branco Carrara metalizado, azul genciana metalizado, prateado GT metalizado, cinzento ártico e azul Shark como cores especiais. Além disso, os compradores do pacote Weissach opcional podem escolher pinturas mais extravagantes consoante as suas preferências. No programa "Cor de Eleição", a Porsche Exclusive Manufaktur oferece uma gama de 115 tons de cor já homologados.



Chassis
Interior e equipamento