O carro de corrida desportivo mais potente para a categoria GT4

O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport

O automóvel desportivo para circuitos de corrida com motor central 718 Cayman GT4 RS Clubsport é a variante de competição do 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de 4,0 litros e seis cilindros com 368 kW (500 cv) é o mesmo do veículo de série. O novo modelo desportivo de base ultrapassa o seu antecessor, o 718 Cayman GT4 Clubsport, em 55 kW (75 cv). O aumento do desempenho geral do veículo em comparação com o modelo anterior foi o principal foco do desenvolvimento, juntamente com várias modificações detalhadas. A transmissão de dupla embraiagem Porsche equipada de série utiliza agora as sete velocidades de marcha em frente em vez de apenas seis. Todas as velocidades são também mais curtas do que no modelo anterior. Dependendo da pista e dos regulamentos, o novo 718 Cayman GT4 RS Clubsport reduz os tempos de volta do modelo anterior em 2%. O veículo homologado está pronto de fábrica e pode ser utilizado na série mundial de corridas SRO sem quaisquer modificações adicionais. O preço base é de 196 000 euros (229 000 dólares americanos) mais o valor de IVA específico do país.

Desempenho aumentado

"Incorporámos a experiência e os desejos dos clientes dos últimos anos no forte aperfeiçoamento do modelo Clubsport", afirma Michael Dreiser, Chefe de Vendas da Porsche Motorsport. "O aumento do desempenho do tempo de volta combinado com a melhoria adicional da capacidade de condução oferece aos nossos clientes um produto competitivo para utilização mundial nas competições GT4 nos próximos anos." Em 2016, a Porsche produziu um carro de corrida competitivo para este novo formato de desporto motorizado com o Cayman GT4 Clubsport da geração de veículos 981. Até 2018, foram produzidos 421 exemplares. Em 2019, o sucessor, baseado no 718 Cayman GT4, fez a sua estreia, tornando-se igualmente um sucesso notável: até à data, foram produzidas cerca de 500 unidades. A elevada procura deve-se também aos custos operacionais comparativamente baixos. A utilização de uma tecnologia de série robusta aliada a componentes específicos de competição reduz significativamente os custos para as equipas de clientes.

Carro de corrida para profissionais e amadores

O novo 718 Cayman GT4 RS Clubsport dá continuidade a esta tradição e combina-a com uma maior competitividade. O motor de 4,0 litros com seis cilindros e 368 kW (500 cv) derivado do atual 911 GT3 Cup supera já em quase 18% o motor de 3,8 litros do modelo anterior. Graças à entrada de ar otimizada, a potência máxima é de 8300 rpm, o que corresponde a mais 800 rotações do que anteriormente. A rotação máxima chega às 9000 rotações. O binário máximo é agora de 465 Nm a 6000 rpm em vez de 425 Nm a 6600 rpm. O resultado é uma faixa de rotações significativamente mais ampla e utilizável. Isto facilita o trabalho dos pilotos profissionais e amadores nas corridas.

Diversas opções de chassis

A condução do 718 Cayman GT4 RS Clubsport também é facilitada pelas modificações no chassis. A tecnologia dos amortecedores foi profundamente atualizada para obter uma resposta otimizada e um maior controlo. Este passo foi importante para o desempenho geral do veículo e a sua dirigibilidade. As inovações incluem amortecedores de duas posições com linhas caraterísticas melhoradas e estabilizadores em forma de lança ajustáveis à frente e atrás. A faixa, o camber e a altura do veículo também são ajustáveis. Além disso, estão disponíveis três taxas de amortecimento diferentes para os eixos dianteiro e traseiro. As entradas NACA especiais no capot ventilam o sistema de travões de competição de dimensões generosas com discos de travão de aço de 380 milímetros de forma particularmente eficiente. O sistema de estabilidade Porsche Stability Management (PSM) tem um conceito de competição especial com um interruptor para o controlo de tração (TC), ABS e uma afinação do ESC refinada.

O comportamento de condução controlável do 718 Cayman GT4 RS Clubsport mantém-se equilibrado mesmo nas curvas rápidas, graças à sua aerodinâmica mais eficiente. Os flics laterais e uma aba dianteira prolongada para o spoiler dianteiro aumentam a força descendente no eixo dianteiro. As saídas para a ventilação das cavas das rodas nos guarda-lamas ao estilo do 911 GT3 R e as Air Curtains especiais reduzem a turbulência do ar na área das rodas dianteiras, enquanto a parte inferior da carroçaria revestida otimiza o fluxo de ar do difusor funcional na parte traseira. A asa traseira de pescoço de cisne inclui uma aba Gurney de 20 milímetros de comprimento e uma faixa de ajuste alargada de dois níveis.

Peças da carroçaria feitas de material compósito de fibra natural sustentável

O primeiro 718 Cayman GT4 Clubsport já tinha sido o primeiro carro de corrida a ser produzido em série com peças da carroçaria feitas de um material compósito de fibra natural (NFK) sustentável. A sua quota-parte do total aumentou novamente no novo GT4 RS Clubsport e inclui agora não só as portas e a asa traseira, mas também o capot, os guarda-lamas, as peças complementares aerodinâmicas na dianteira e o novo volante. A utilização de fibras à base de linho como alternativa possível aos materiais compósitos de fibras de carbono pode ser testada nestes componentes para utilização em veículos de série. Há mais de 70 anos que a Porsche utiliza o desporto motorizado como laboratório de testagem para tecnologias, processos e materiais que são utilizados posteriormente em veículos de série.

O equipamento do 718 Cayman GT4 RS Clubsport cumpre todos os requisitos básicos para utilização imediata em corridas. A começar pela câmara de segurança soldada e o banco de corrida Recaro ajustável longitudinalmente, passando pelos cintos de segurança de 6 pontos, de acordo com a norma de 2023, as redes de segurança, e até aos sistemas de extinção de incêndios e aos sistemas de elevação de ar com três êmbolos. A nova espuma de segurança na porta do condutor cumpre já os regulamentos internacionais relativos às séries de corridas SRO. Com uma capacidade de 115 litros, o depósito de segurança FT3 é adequado para corridas de resistência. Além disso, a Porsche fornece dois sistemas de escape diferentes, permitindo que o GT4 RS Clubsport compita em pistas com limites de ruído mais restritos. As pré-instalações especiais no veículo, como os suportes para faróis adicionais homologados ou entradas correspondentes no capot para reabastecimento rápido, permitem uma conversão rápida para funcionamento de longo curso à noite.



Interior e equipamento