Chassis

Otimizado para prazer de condução e desempenho

Para garantir que a potência do grupo propulsor também passa para a estrada, os engenheiros do chassis do novo Porsche 718 Cayman GT4 RS inspiraram-se fortemente nas tecnologias do desporto motorizado. O principal objetivo de desenvolvimento era proporcionar ao condutor a mais elevada precisão de direção, combinada com um excelente apoio nas curvas. Em combinação com a resposta espontânea do acelerador do motor de 500 cv (368 kW), o resultado é uma dirigibilidade particularmente boa, conferindo ao condutor uma elevada confiança no veículo e, ao mesmo tempo, um elevado grau de prazer de condução.

O eixo dianteiro do 718 Cayman GT4 RS foi recuperado do 911 GT3 RS (geração 991.2) e também é utilizado no 718 Cayman GT4. O clássico eixo do amortecedor MacPherson está adicionalmente equipado com molas auxiliares, mantendo as molas principais sob tensão quando estas estão distendidas. A mola principal mantém a tensão original mesmo sob carga máxima. Isto contribui para a capacidade de controlo do veículo durante a condução particularmente desportiva.

Rebaixamento de 30 milímetros, via mais larga, camber maior

Em comparação com o 718 Cayman, a carroçaria foi rebaixada em 30 milímetros. Além disso, a via do eixo dianteiro é seis milímetros mais larga e a via do eixo traseiro é oito milímetros mais larga do que as do 718 Cayman GT4, o que reduz a inclinação lateral do veículo. Ao mesmo tempo, o camber do eixo traseiro aumentou um quarto de grau, permitindo que os pneus traseiros transmitam mais forças de sustentação lateral. O resultado é uma previsibilidade ainda maior em curvas a alta velocidade.

As juntas esféricas em todos os pontos de ligação do chassis asseguram uma ligação particularmente firme à carroçaria, garantindo um comportamento de condução preciso e direto.

Equipado de série com o chassis PASM ajustável

Além disso, o chassis para circuitos do novo modelo topo de gama da linha 718 inclui taxas de amortecimento e afinação do amortecedor específicas para circuitos de corrida. Também é ajustável para utilização em circuitos fechados. É possível ajustar individualmente a via, o camber e os estabilizadores para utilização em circuitos de corrida de acordo com as preferências do condutor e as caraterísticas da pista.

O GT4 RS está equipado de série com o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) e afinação desportiva. Este sistema de amortecimento ativo combina dois chassis num só. O modo normal permite uma afinação básica dos amortecedores mais confortável, mas muda automaticamente para um modo mais desportivo durante a condução dinâmica. Por sua vez, o modo desportivo aciona diretamente uma caraterística mais forte dos amortecedores, suportando um estilo de condução ágil. A afinação desportiva comutável adicional garante um amortecimento significativamente mais rígido e um desempenho ainda melhor no circuito.

O Porsche Torque Vectoring confere mais agilidade nas curvas

O Porsche Stability Management (PSM) é o centro dos sistemas de assistência à condução e combina três controlos eletrónicos no 718 Cayman GT4 RS: sistema de travagem antibloqueio (ABS), controlo eletrónico da estabilidade (ESC) e controlo da tração (TC). Como habitual nos circuitos de corrida, as intervenções de controlo destes sistemas são muito sensíveis e muito próximas dos limites, pelo que o condutor não deve sentir-se reticente, especialmente no circuito. Por princípio, a Porsche afina os seus chassis de forma a combinar o melhor desempenho possível com uma condução segura, mesmo sem intervenção dos sistemas eletrónicos de regulação. Por isso, se pretender agir sem a última linha de segurança no volante, pode desativar os sistemas, exceto o ABS, em dois níveis: "ESC OFF" dá ao condutor o controlo exclusivo da estabilidade em curvas e "ESC+TC OFF" anula também o controlo da tração.

O Porsche Torque Vectoring (PTV) também está disponível de série para o GT4 RS enquanto sistema de dinâmica de condução adicional. O PTV funciona com uma travagem acionada eletronicamente nas rodas traseiras. Além disso, o 718 Cayman GT4 RS conta também com um diferencial de bloqueio mecânico limitado com valores de bloqueio específicos do RS (30% em tração/37% em impulsão). Na prática, o PTV, que não pode ser desativado, funciona de forma a que, durante a condução dinâmica, a roda traseira do lado interior da curva seja ligeiramente travada assim que o condutor roda o volante. Desta forma, a roda traseira do lado exterior da curva obtém uma força de propulsão adicional e dá ao veículo um impulso de rotação no sentido da direção já tomada. Esta sobreviragem implícita cria uma sensação de condução ágil e direta e torna as curvas mais rápidas e simultaneamente seguras.

O sistema de elevação protege do contacto com lombas

Pela primeira vez na linha de modelos 718, a Porsche oferece um sistema de elevação do eixo dianteiro opcional para o 718 Cayman GT4 RS. Ao premir um botão, a carroçaria eleva-se hidraulicamente cerca de 30 milímetros acima do eixo dianteiro. Isto aumenta a distância em relação ao solo junto à aba do spoiler dianteiro em cerca de 40 milímetros, o que ajuda o piloto de circuitos de corrida a enfrentar lombas, entradas em garagens ou rampas de parques de estacionamento sem tocar no solo. A utilização do sistema de elevação também reduz o risco de danos causados pelos passeios. Este pode ser utilizado durante a condução até uma velocidade de 60 km/h e, claro, com o veículo parado, mas a porta do condutor tem de permanecer fechada.

O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS dispõe de travões de pinças fixas monobloco em alumínio, com seis êmbolos na dianteira e quatro êmbolos na traseira. Uma vez que a caixa das pinças de travão monobloco também serve de suporte do travão, os êmbolos do travão estão localizados em ambos os lados dos discos de travão. Isto resulta num elevado grau de rigidez, o que assegura um excelente comportamento dos pontos de pressão, mesmo sob cargas elevadas.

Sistema de travões aumentado com ventilação adicional

Os discos de travão compósitos em ferro fundido cinzento e alumínio têm um diâmetro de 408 milímetros na dianteira. Isto significa que são 28 milímetros maiores do que os do 718 Cayman GT4. O sistema de arrefecimento dos travões também foi adaptado ao aumento do desempenho: duas entradas de ar NACA no capot direcionam o contravento para as rodas dianteiras. Graças a estes canais de ar, os travões podem suportar as cargas permanentes no circuito sem qualquer problema. No eixo traseiro, os discos de travão com 380 milímetros de diâmetro já conhecidos do GT3 desaceleram.

Tal como no atual 911 GT3 da geração 992, os discos de travão do 718 Cayman GT4 RS já não são perfurados, mas sim rebaixados. O processo de rebaixamento cria pequenas mossas no disco de travão, que, tal como o orifício, reforça a limpeza dos calços dos travões sem cobre. Outra vantagem do disco de travão rebaixado é a sua resistência superior às temperaturas.

Jantes de magnésio e travões de cerâmica opcionais

As pinças de travão do GT4 RS vêm pintadas de série a vermelho, mas também existe a opção em preto de alto brilho. O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), reconhecível pelas típicas pinças de travão amarelas, também está disponível como opção. Mediante pedido, também estão disponíveis em preto de alto brilho. Os discos do sistema PCCB ainda são perfurados, mas apresentam uma via maior: 410 milímetros na dianteira e 390 milímetros na traseira. Os discos de travão de cerâmica garantem máxima estabilidade à fadiga sob utilização intensiva, mas a sua vantagem decisiva reside no peso: os discos de travão PCCB pesam apenas cerca de metade do peso dos discos de ferro fundido. Isto reduz as massas não suspensas e aumenta o conforto de condução e a agilidade.

Para o 718 GT4 RS está disponível um tamanho de jante perfeitamente adequado às cavas das rodas da carroçaria: 20 polegadas (8,5Jx20 ET61 dianteira, 11Jx20 ET50 traseira), fabricadas em alumínio forjado. As jantes vêm pintadas de série em prateado escuro (acetinado) e, pela primeira vez na linha 718, dispõem de um bloqueio central em preto com a inscrição "RS" em prateado. Opcionalmente, também estão disponíveis pinturas especiais atrativas: azul índigo (acetinado), neodímio (acetinado), preto (acetinado) e prateado clássico. Um ponto de destaque é a pintura em preto (acetinado) opcional com um friso da jante em amarelo racing. Dentro do pacote Weissach opcional, também estão disponíveis jantes forjadas de magnésio de 20 polegadas que reduzem mais 10 kg às massas rotativas não amortecidas do veículo. Existe uma versão em metalizado dourado branco também está disponível exclusivamente para esta variante, mas o pacote Weissach removeu a combinação de preto e amarelo racing.

O controlo da pressão dos pneus tem em conta as condições do circuito

A aderência necessária é assegurada pelos pneus desportivos com homologação para circulação em estrada instalados no GT4 RS com as mesmas dimensões que no GT4: 245/35 ZR 20 dianteira e 295/30 ZR 20 traseira.

Para conduzir num circuito também é possível comprar pneus de corrida especiais num concessionário Porsche. Estes têm por base técnica os pneus desportivos equipados de série, mas utilizam uma mistura de borracha modificada e um perfil otimizado. Isto significa que se destinam especialmente à utilização em circuitos de corrida e oferecem um desempenho ainda melhor em piso seco com perdas reduzidas em pisos molhados. No entanto, os pneus têm homologação para circulação em estrada.

O sistema de controlo da pressão dos pneus (RDK) equipado de série também está otimizado para utilização em circuitos fechados. Não só avisa quando se verifica uma perda de pressão espontânea ou gradual, como também tem em conta as condições de pressão e temperatura quando utilizado em circuitos de corrida.



Motor e caixa de velocidades
Carroçaria e aerodinâmica