Motor e caixa de velocidades

Motor atmosférico altamente rotativo derivado do desporto motorizado

O coração do Porsche bate imediatamente atrás do condutor: o motor boxer atmosférico de seis cilindros com uma cilindrada de 4,0 litros está instalado entre os dois bancos e o eixo traseiro. Este motor faz do novo 718 Cayman GT4 RS o automóvel desportivo mais potente da história da popular linha de modelos com motor central. A potência de 500 cv (368 kW) a 8400 rpm, o binário de 450 Nm a 6750 rpm e uma rotação máxima de 9000 rpm são características fundamentais normalmente associadas aos carros de corrida. O motor é efetivamente utilizado em corridas de carros: na Porsche Mobil 1 Super Cup, o Porsche 911 GT3 Cup compete com a mesma unidade e com dados de potência quase idênticos. E o modelo 911 GT3 com homologação para a circulação em estrada também está equipado com o motor altamente rotativo. O motor atmosférico é, portanto, altamente reativo ao acelerador e catapulta o Porsche 718 Cayman GT4 RS para os 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A marca dos 200 é atingida em 10,9 segundos e a propulsão só termina nos 315 km/h. O consumo médio de combustível é de 12,3 l/100 km em NEDC e de 13,2 l/100 km em WLTP.

Tecnologia de motores diretamente derivada do desporto motorizado

O motor do GT4 RS é um excelente exemplo de transferência de tecnologia do desporto motorizado para a produção em série. Por exemplo, as 24 válvulas do motor de seis cilindros são acionadas por balancins rígidos que não requerem compensação hidráulica da folga das válvulas. Isto assegura a robustez do trem de válvulas mesmo nas condições mais exigentes, ou seja, mesmo quando o nível de rotações máximo é utilizado com frequência. Além disso, a comprovada tecnologia VarioCam garante que a árvore de cames é ajustada com precisão às rotações e ao estado de carga.

A ideia da válvula de borboleta individual também deriva do desporto motorizado. Cada um dos seis cilindros está equipado com uma válvula de borboleta individual no final do sistema de admissão de ressonância variável. Esta aproxima-se muito das válvulas de admissão, melhorando assim a entrada de ar, a precisão de dosagem e ainda a capacidade de resposta do motor. Dado que praticamente não existe ar entre a válvula de borboleta e as válvulas de admissão, o motor reage aos comandos de pedal quase de imediato. Isto aplica-se igualmente à aceleração e desaceleração. A válvula de borboleta central mantém-se como uma solução de backup, mas está permanentemente aberta em funcionamento normal.

Face às grandes acelerações longitudinal e lateral geradas pelo novo 718 Cayman GT4 RS, a alimentação de óleo do motor altamente rotativo assume um papel de relevo. Tal como no desporto motorizado, esta é efetuada por meio de uma lubrificação por cárter seco com reservatório do óleo do motor separado. Esta permite uma recirculação rápida e eficiente do óleo do motor para o reservatório externo, com um total de sete estágios de sucção, enquanto a lubrificação dos apoios de biela, sujeitos a cargas elevadas, é efetuada diretamente através da bomba de óleo pela cambota.

Percurso inovador do ar de processo

Em vez dos dois vidros laterais traseiros, o 718 Cayman GT4 RS conta com orifícios de admissão adicionais que fornecem ar de processo ao motor. O ar do lado esquerdo e direito entra numa caixa de ar central que está posicionada atrás do condutor e que também é visível a partir do exterior através do vidro traseiro. O resultado vai além do visual particularmente desportivo – permite uma perceção nítida dos ruídos de sucção do motor pelo condutor e pelo passageiro diretamente ao nível dos ouvidos. A sonoridade, que varia significativamente consoante o estado de carga e as rotações, é complementada pelo sistema de escape desportivo de construção leve em aço inoxidável, que entoa o som impressionante do motor boxer, especialmente a rotações elevadas. Ao mesmo tempo, o GT4 RS está em conformidade com a atual norma de emissões Euro 6. Dois filtros de partículas de gasolina (OPF) separados e uma regulação do valor lambda "em estéreo" para os dois catalisadores assumem as funções decisivas de controlo de emissões.

Caixa de velocidades PDK otimizada com várias opções manuais

Como todos os modelos RS modernos, o novo 718 Cayman GT4 RS está exclusivamente equipado com a transmissão de dupla embraiagem Porsche (PDK). Esta permite efetuar as mudanças de velocidade como acontece nas corridas: em milissegundos e sem interrupção da aceleração. No GT4 RS, a PDK tem sete velocidades de relação curta e nenhuma função de overdrive. A velocidade máxima é atingida na sétima velocidade.

No modo PDK Sport, durante a travagem, a redução de velocidade é mais espontânea e audível e, durante a aceleração, os pontos de mudança para velocidades superiores deslocam-se para rotações superiores. Se não quiser que o sistema eletrónico controle a mudança de velocidades, também pode mudar de velocidade utilizando as patilhas no volante. A patilha direita é responsável pela mudança para velocidades superiores e a patilha esquerda pela mudança para velocidades inferiores. Os pontos de pressão dão ao condutor um feedback preciso, mesmo quando este usa luvas de competição. Além disso, a alavanca seletora na consola central pode ser utilizada para mudanças sequenciais. A alavanca foi recuperada do atual 911 GT3 e assemelha-se visualmente a uma alavanca manual com fole. Como habitual no desporto motorizado, a alavanca é puxada para trás para engatar uma velocidade superior e empurrada para a frente para engatar uma velocidade inferior.

23,6 segundos mais rápido do que o 718 Cayman GT4 no Nordschleife

O novo 718 Cayman GT4 RS já deixou a sua marca no circuito mais longo e exigente do mundo. Jörg Bergmeister, embaixador da marca e piloto de testes, deu a volta completa aos 20 832 quilómetros do circuito Nordschleife do autódromo Nürburgring com um veículo de série ligeiramente camuflado em 7:09,300 minutos. Na variante mais curta de 20,6 quilómetros, anteriormente utilizada como medida de comparação, o GT4 RS demorou apenas 7:04,511 minutos para a completar, ou seja, exatamente 23,6 segundos mais rápido do que o irmão mais novo 718 Cayman GT4. Para proteger o condutor, o automóvel desportivo com motor central foi equipado com um banco de competição. Como opção, foram instalados pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. Um notário certificou o estado e o peso de série do veículo.



Destaques
Chassis