Em termos de dinâmica de condução, o Cayenne Turbo GT tem uma afinação consistente com os padrões dos automóveis desportivos e está potencialmente preparado para o circuito de corrida. Isso começa, desde logo, com o centro de gravidade: comparado com o teto panorâmico em vidro de série em todos os modelos Cayenne Coupé, o tejadilho em carbono reduz o peso em cerca de 22 quilos ao mais alto nível, o que não só reduz o peso bruto, como também baixa o centro de gravidade, o que é importante em termos de dinâmica de condução e, por conseguinte, para a tendência de oscilação da carroçaria. Este efeito é potenciado pelo rebaixamento da carroçaria em 17 milímetros, em comparação com o Cayenne Turbo Coupé. Assim, estão criadas as condições indispensáveis a uma excelente dinâmica da condução. Com base nisso, tanto os componentes passivos da suspensão como os sistemas de controlo ativos foram melhorados no sentido de otimizar a dinâmica lateral e longitudinal e aplicar uma configuração especial na sua interação.
O novo atleta de alta competição Cayenne vem de série com todos os sistemas ativos oferecidos na série de modelos para melhorar o desempenho de condução. Além da suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras com Porsche Active Stability Management (PASM), estes sistemas incluem também a direção assistida Plus, o sistema de controlo ativo da inclinação Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), o eixo traseiro direcional e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).
Pneus de alto desempenho especialmente desenvolvidos para uma melhor dinâmica lateral
A base para a nova afinação foi o pneu Pirelli P Zero Corsa de 22 polegadas, especialmente desenvolvido para o Cayenne Turbo GT. Em comparação com o pneu de alto desempenho de 21 polegadas, que já está disponível como equipamento opcional para todos os modelos Cayenne, ele oferece ainda mais aderência, está balanceado com foco no desempenho e reduz a tendência subviradora. No eixo dianteiro, a largura das jantes tem mais uma polegada do que a das jantes de série do Cayenne Turbo ou, comparando-as com as jantes de design GT opcionais de 22 polegadas do Cayenne Turbo Coupé, meia polegada mais larga, passando a largura para as 10,5 polegadas. Os pneus dianteiros 285/35 ZR22 podem assim transmitir mais forças de sustentação lateral, o que faz com que o eixo dianteiro do Turbo GT fique ainda mais preciso e permite maior aceleração lateral. Esta maior aderência nas curvas é suportada pelo camber estático, que ficou 0,45 graus mais negativo. Com o dimensionamento dos pneus e a afinação do camber, os especialistas da suspensão ampliam os limites: em extensos testes de condução, asseguraram que o livre movimento da roda continua assegurado, mesmo durante manobras de condução muito desportivas. O eixo traseiro direcional ativo, que transmite a maior parte da força de tração principal, está equipado com pneus 315/30 ZR22.
Sintonização consistente com todos os sistemas ativos
A fim de suportar, de forma ideal, as forças que ocorrem, a rigidez da suspensão pneumática foi aumentada em todos os três modos. No modo normal, o sistema fornece cerca de 10% mais firmeza de suspensão, enquanto no modo Sport Plus a suspensão é 15% mais firme. Isto também implicou afinar as curvas características dos amortecedores, que agora são significativamente mais rígidos no eixo dianteiro. Resultado: uma maior estabilidade de oscilação da carroçaria, melhor aderência à estrada e uma resposta da direção mais precisa permitem velocidades de curva mais elevadas. Além disso, foram montadas molas adicionais mais longas, que também reduzem os movimentos de "afocinhamento" e adornamento. Os apoios mais rígidos dos amortecedores no eixo traseiro garantem uma capacidade de resposta mais sensível.
O objetivo da afinação era explorar ao máximo o potencial da dinâmica de condução do Turbo GT no modo Sport Plus, gerando, ao mesmo tempo, a típica harmonia do chassis Porsche. É ela que assegura que a suspensão mais rígida não cause ao condutor a mínima perceção de desconforto, especialmente no modo normal, mas sim uma sensação de conforto.
A configuração desportiva da suspensão é complementada pelo sistema eletromecânico de estabilização das oscilações Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) com software de controlo adaptado. O sistema ajusta a rigidez de torção das barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro em poucos milissegundos, suportando ativamente a carroçaria do veículo. Até a uma aceleração lateral de 0,8 g, ele suprime qualquer inclinação lateral de um Cayenne Turbo GT com dois ocupantes. Isto também regula a carga exercida sobre os pneus e evita o patinar prematuro das rodas do lado interior da curva.
Manuseamento como um automóvel desportivo compacto
O conjunto de sistemas aprimorado também inclui os sistemas de direção: o comportamento de resposta da direção do eixo dianteiro foi intensificado, de forma que o condutor obtém agora informações ainda mais precisas sobre a situação de condução e a superfície da estrada. A configuração alterada não tem influência sobre as forças de direção e o conforto da direção. Graças ao eixo traseiro direcional de série, o Cayenne Turbo GT reage sem atrasos e cria muito mais cedo uma aceleração lateral no eixo traseiro. A velocidades mais altas, ambos os eixos viram no mesmo sentido. No Turbo GT, esta função foi modificada de modo a aproveitar ao máximo o potencial dos pneus desportivos especiais. O resultado é um aumento adicional da estabilidade de condução, por exemplo, em troços de alta velocidade de circuitos de corrida. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) adaptado apoia o virar da direção com intervenções precisas nos travões e, graças ao bloqueio do diferencial traseiro com fator de bloqueio assimétrico, assegura uma melhor tração nas acelerações à saída das curvas. Graças à reafinação completa dos sistemas, o Cayenne Turbo GT transmite ao condutor uma sensação de controlo significativamente mais compacto e leve.
Com o sistema de travagem de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), a desaceleração do Cayenne Turbo GT faz jus às suas distintas aspirações desportivas. O potencial de aderência dos pneus desportivos permitiu afinar ainda mais as intervenções do ABS. O controlo preciso nos limites de derrapagem compensa no circuito de corrida, por exemplo, ao travar antes de entrar numa curva. O Cayenne Turbo GT explora os limites dos pneus de fábrica de tal forma que o coupé não só é muito rápido como também muito fácil de conduzir.
Grande gama de sistemas de assistência
A Porsche oferece uma vasta gama de sistemas de assistência à condução para o novo Cayenne Turbo GT, que foram desenvolvidos para toda a série de modelos Cayenne. O assistente de alertas e travagem, o assistente de visão noturna, o assistente de mudança de faixa e o assistente de manutenção na faixa com deteção de sinais de trânsito, bem como o Porsche InnoDrive com Cruise Control adaptativo, oferecem maior segurança e mais conforto na estrada. O sistema Remote Park Assist, Park Assist com Surround View e Park Assist dianteiro e traseiro com câmara de marcha-atrás facilitam a entrada em lugares de estacionamento, as manobras em estacionamentos de vários andares e a entrada em garagens.