SUV de alto desempenho com 471 kW (640 cv) e afinação para circuitos de corrida

Novo atleta de alta competição da Porsche: o Cayenne Turbo GT

A Porsche coroa a série de modelos Cayenne com um atleta de alta competição: com afinação consistente para o máximo desempenho longitudinal e lateral, o novo Cayenne Turbo GT combina a sua extraordinária dinâmica de condução com um elevado grau de aptidão para o dia-a-dia. A base para características de condução excecionais é o motor de combustão V8 biturbo de quatro litros, que debita 471 kW (640 cv). 67 kW (90 cv) mais do que no Cayenne Turbo Coupé e um binário de 850 Nm (mais 80 Nm) encurtam o sprint padrão para 3,3 segundos (menos 0,6 s), a velocidade máxima aumenta para 300 km/h (mais 14 km/h). O Cayenne Turbo GT, que também tem um aspeto ainda mais desportivo e está disponível exclusivamente como coupé de quatro lugares, vem de série com todos os sistemas de chassis disponíveis, combinados com pneus de alto desempenho, especialmente desenvolvidos para este modelo. O grupo propulsor e o chassis são afinados de forma completamente independente. Resultado: um conceito geral harmonioso, com excelentes características para o circuito de corrida. O piloto de testes da Porsche, Lars Kern, deu provas disso quando fez a volta completa aos 20,832 quilómetros do circuito Nordschleife do autódromo Nürburgring com o Cayenne Turbo GT em apenas 7:38,9 minutos, estabelecendo um novo recorde oficial para SUVs.

Em comparação com o Cayenne Turbo Coupé, a carroçaria do Turbo GT é até 17 milímetros mais baixa. Com base nisso, tanto os componentes passivos da suspensão como os sistemas de controlo ativos foram melhorados no sentido de otimizar a dinâmica lateral e longitudinal e aplicar uma calibração especial na sua interação. Por exemplo, a rigidez da suspensão pneumática com tecnologia de três câmaras foi aumentada em até 15% e as curvas características dos amortecedores do Porsche Active Suspension Management (PASM), bem como a aplicação da direção assistida Plus e do eixo traseiro direcional foram adaptadas. A estabilização ativa das oscilações da carroçaria Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) funciona agora com um software de controlo orientado para o desempenho. O resultado é uma maior estabilidade de oscilação da carroçaria, melhor aderência à estrada e uma resposta da direção mais precisa a velocidades de curva mais elevadas. De forma correspondente, o Porsche Torque Vectoring permite que as relações de bloqueio do diferencial sejam mais elevadas. O eixo dianteiro, amplamente otimizado, também melhora o manuseamento. As jantes dianteiras são uma polegada mais largas do que as do Turbo Coupé e o camber negativo foi aumentado em 0,45 graus, para dar ao pneu de alto desempenho Pirelli P Zero Corsa de 22 polegadas, recentemente desenvolvido especialmente para o Turbo GT, uma maior superfície de contacto. A desaceleração é assegurada de fábrica pelo sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

Tiptronic S com tempos de mudança mais curtos e sistema de escape desportivo em titânio

O motor biturbo do Cayenne Turbo GT é atualmente o bloco de oito cilindros mais potente da Porsche. As otimizações mais alargadas do motor foram realizadas no mecanismo da cambota, na turboalimentação, no sistema de injeção direta de gasolina, bem como no sistema de admissão e no arrefecimento do ar de sobrealimentação. No interior do motor, o V8 do Turbo GT difere do Turbo Coupé nos elementos básicos, como a cambota, bielas, pistões, acionamento da corrente de distribuição e amortecedores de vibração de torção. Tendo em conta o aumento da potência para 471 kW (640 cv), estes componentes foram concebidos para maiores picos de carga e uma dinâmica de condução melhorada. A Tiptronic S de oito velocidades, com tempos de mudança mais curtos, e o Porsche Traction Management (PTM) também foram adaptados. O PTM dispõe de um sistema adicional de refrigeração a água para a caixa de transferência. O sistema de escape desportivo de série, com ponteiras de escape posicionadas ao centro é um item especial fabricado especificamente para o Cayenne Turbo GT. A partir do meio do veículo, o sistema de escape, incluindo os silenciadores traseiros, é feito de titânio leve e particularmente resistente ao calor. Uma redução de peso adicional resulta da supressão do silenciador intermédio.

Equipamento desportivo: muito carbono no exterior e muito Alcantara® no interior

O Cayenne Turbo GT, pintado na nova cor Cinzento Ártico opcional, sublinha a posição de destaque deste automóvel desportivo com um design progressivo com características excecionais. Uma dianteira tipicamente GT, com aba do spoiler característica e entradas de ar de refrigeração laterais ampliadas, caracteriza o aspeto frontal autónomo. As jantes GT de design de 22 polegadas na cor Neodímio, o tejadilho em carbono com contorno e os alargadores das cavas das rodas em preto são os elementos predominantes da vista lateral. As características específicas GT incluem as placas laterais em carbono aplicadas longitudinalmente no spoiler de tejadilho e a aba do spoiler 25 milímetros maior do que a do Turbo no spoiler traseiro adaptativo automaticamente extraível. Ela aumenta a força de compressão em velocidade máxima até 40 quilos. O aspeto da traseira é rematado por um distinto painel difusor em carbono.

Estreia no Turbo GT: novo sistema de infoentretenimento para o Cayenne

O caráter desportivo do Cayenne Turbo GT é sublinhado pelo equipamento de série de alta qualidade com mais superfícies do habitáculo revestidas a Alcantara®. Bancos desportivos dianteiros de oito vias e um sistema de bancos desportivos traseiros com dois lugares são de série, sempre com personalização GT com faixa central dos bancos em Alcantara perfurada, destaques contrastantes na cor Neodímio ou Cinzento Ártico e inscrição "turbo GT" nos encostos de cabeça. Como é típico num automóvel desportivo, o volante desportivo multifunções ostenta uma marcação amarela na posição das 12 horas. Dependendo da escolha dos elementos decorativos, os frisos de destaque são em preto mate.

O Turbo GT marca a estreia da próxima geração do Porsche Communication Management (PCM) com melhor desempenho, uma nova interface de utilizador e uma nova lógica operativa no Cayenne. Tal como antes, o PCM 6.0 é totalmente compatível com o Apple CarPlay, mas agora também permite uma integração profunda de Apple Music e Apple Podcasts. Além disso, o sistema de infoentretenimento agora também integra o Android Auto. Isto significa que os smartphones mais comercializados podem ser acoplados.



Destaques
Chassis e sistemas de controlo