O motor V8 biturbo do Cayenne Turbo GT é atualmente o motor de oito cilindros mais potente da Porsche. O aumento da potência de 67 kW (90 cv) corresponde a um acréscimo de cerca de 16% em comparação com o motor do Cayenne Turbo, que serviu de base. As otimizações mais alargadas do motor foram realizadas no mecanismo da cambota, na turboalimentação, no sistema de injeção direta de gasolina, bem como no sistema de admissão e no arrefecimento do ar de sobrealimentação.
No interior do motor, o motor de oito cilindros do modelo GT difere nos elementos básicos como a cambota, bielas, pistões, acionamento da corrente de distribuição e amortecedores de vibração de torção. Tendo em conta o aumento da potência, estes componentes foram concebidos para maiores picos de carga e maior dinâmica. Em alguns casos, novos materiais garantem uma robustez ainda maior do motor para uma utilização no circuito de corrida. Os novos injetores de combustível continuam a gerar a mesma pressão de injeção máxima de 250 bar, mas o débito aumenta em cerca de 10%.
Todo o percurso do ar está projetado para aumentar o débito. Os radiadores do ar de sobrealimentação a ar/água maiores deixam passar um volume maior e os turbocompressores têm rodas compressoras maiores. Juntamente com o aumento da pressão de sobrealimentação máxima para 1,6 bar, a eficiência e o desempenho também aumentam. O chamado grau de pré-compressão dos turbocompressores a rotações mais altas foi aumentado, a fim de melhorar a capacidade de resposta e o desempenho. Isso faz com que, em regime de carga parcial e desaceleração seja gerada uma reserva de pressão de sobrealimentação entre o compressor e a borboleta do acelerador, que é libertada ao acionar o pedal do acelerador e convertida espontaneamente em binário. Para não ultrapassar o limite de detonação, a taxa de compressão do motor foi reduzida de 10,1:1 para 9,7:1. Três radiadores adicionais garantem que o condutor possa solicitar a potência do motor de forma constante e sem restrições sob todas as condições.
Feito à medida: sistema de escape desportivo em titânio
O sistema de escape desportivo de série, com ponteiras de escape centradas, foi feito à medida. A partir do meio do veículo, o sistema de escape, incluindo os silenciadores traseiros, é feito de titânio. Este material é significativamente mais leve do que o aço inoxidável utilizado na parte junto ao motor e caracteriza-se também por uma elevada resistência à corrosão e à temperatura. Além disso, o Cayenne Turbo GT não possui silenciador intermédio. No total, o sistema é cerca de 18 quilos mais leve do que o sistema de escape desportivo do Cayenne Turbo. As duas linhas de gases de escape são separadas uma da outra. Uma válvula de regulação contínua em cada linha abre total ou parcialmente um bypass em torno do silenciador principal, em função da carga e das rotações. Resultado: um som particularmente característico que se baseia no desporto motorizado e também diferencia o Cayenne Turbo GT do ponto de vista da acústica.
Tiptronic S de oito velocidades aperfeiçoada permite passagens de caixa mais rápidas e emocionantes
Logo no modo normal, a Tiptronic S de oito velocidades comporta-se de forma notavelmente diferente da caixa automática do Cayenne Turbo: as suas passagens de caixa são mais rápidas e ela responde às desmultiplicações em regime de desaceleração com um backfire emocionante. No modo desportivo, os tempos de reação para as mudanças de caixa são reduzidos com um feedback acústico bem claro. O modo Sport Plus foi concebido para o máximo desempenho. Ele oferece a configuração ideal para circuitos de corrida e foi desenvolvido no circuito Nordschleife do autódromo de Nürburgring. O modo Sport Plus também permite pré-selecionar manualmente uma mudança mais baixa durante uma manobra de travagem, realizando-se essa redução de forma automática assim que as rotações do motor o permitam.
O aumento significativo da potência e da dinâmica de condução adequados para circuitos de corrida também exigiu uma configuração especial para a tração integral. O débito espontâneo da potência do motor V8 com turboalimentação dupla pode potencialmente fazer as rodas derrapar ainda mais depressa. Por este motivo, a velocidade de reação do sistema de controlo Porsche Traction Management (PTM) foi ainda mais aumentada e a distribuição da potência otimizada para satisfazer os requisitos do circuito de corrida. O PTM controla a distribuição da força de tração entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro de forma adaptativa e variável. Além disso, o sistema monitoriza permanentemente as condições de condução e pré-carrega a tração integral como medida preventiva, se necessário. Devido aos picos de carga mais elevados, o intervalo térmico limite do sistema hang-on é deslocado para cima. Um sistema de refrigeração a água para a transmissão, instalado a título exclusivo para o Cayenne Turbo GT, contraria este efeito.