Chassi e sistemas de chassi

Maior amplitude entre desportividade e conforto

No novo Panamera, tanto o conforto de condução quanto a estabilidade em curva tiram partido dos componentes do chassis e dos sistemas de regulação otimizados. A aplicação redesenhada do sistema com regulação eletrónica de ajuste dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (PASM), por exemplo, melhora, de forma percetível, o conforto de amortecimento. O sistema de regulação antirrolamento da carroçaria Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), com um sistema de 48 V, aumenta agora ainda mais o poder de adaptação a terrenos irregulares. Ao mesmo tempo, a aderência e a tração aumentam. A nova geração do controlo da direção, com uma aplicação derivada dos modelos 911 Carrera e Taycan, melhora a sensibilidade direcional e intensifica o feedback que o condutor recebe, o que se reflete numa direção mais precisa e direta. Assim sendo, o novo Panamera volta a definir novos padrões de performance no seu segmento, apesar do aumento significativo do conforto de condução.

Novos pneus e designs de jantes

Dado que os pneus têm grande influência sobre o comportamento de condução, a Porsche sempre lhes deu e continua a dar grande importância no desenvolvimento do chassis. Os novos modelos Panamera são equipados com uma geração de pneus melhorados. Os novos pneus de verão de 20 e 21 polegadas aumentam a faixa de configurabilidade entre conforto e desportividade, ao mesmo tempo que apresentam uma menor resistência ao rolamento. Os pneus desportivos, desenvolvidos especificamente para o Panamera, são uma novidade inédita, pois têm uma mistura de borracha mais macia e um perfil otimizado que melhoram a aderência transversal e os tornam perfeitos para a condução desportiva em curva.

Com esta nova jante de 20 polegadas e as duas novas jantes de 21 polegadas, passa a estar disponível um total de dez designs de jantes. Entre elas, a jante de 21 polegadas Exclusive Design com partes brilhantes, chaves de jante pintadas e centro das jantes com emblema Porsche a cores. Adicionalmente, também foram integrados volantes multifunções da mais nova geração cujas aberturas fazem lembrar os volantes de material leve do desporto motorizado.

Servofreio eletromecânico otimizado

Todos os modelos Panamera são equipados com travões de dimensões generosas e potentes adaptados à respetiva classe de potência. O novo Panamera Turbo S E-Hybrid vem equipado de série com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) de qualidade comprovada nas pistas de corrida. Os discos medem 420 milímetros no eixo dianteiro e 410 milímetros no eixo traseiro.

Nos modelos Panamera híbridos, o servofreio eletromecânico (eBKV) assegura uma combinação variável entre a desaceleração regenerativa e a desaceleração mecânica pelos travões – mantendo a mesma curva caraterística do pedal do travão. A sensibilidade do pedal foi ainda mais otimizada para melhorar o feedback no pé do condutor e facilitar ainda mais a sua precisão de dosagem.



Propulsão e desempenho
Conectividade e infoentretenimento