Chassis e travões

Dinâmica de condução com um caráter desportivo e um conforto ainda mais evidentes

O novo 911 Turbo beneficia da afinação de chassis completamente nova, a qual foi desenvolvida e adaptada para o modelo 911 Turbo S topo de gama. A Porsche elevou assim o conceito de pneus mistos a um novo patamar: os pneus no eixo dianteiro e traseiro não se diferenciam apenas pela largura, mas também pelo diâmetro da roda. Agora, estão montados na dianteira pneus de 20 polegadas do tamanho 255/35 em jantes de até 9,5 polegadas de largura. Já no eixo traseiro, a força de tração principal é transferida para o piso por meio de pneus de 21 polegadas com dimensões 315/30 em jantes de até 12 polegadas de largura. O sistema de direção com eixo traseiro direcional ativo também foi redesenhado. Uma relação de transmissão 6% mais direta em comparação com o modelo anterior aumenta a precisão da direção. Assim, o desportivo ganha em agilidade, especialmente em percursos sinuosos.

O novo sistema de amortecimento ativo permite, pela primeira vez, o chassis desportivo

O segundo melhoramento significativo é o Porsche Active Suspension Management (PASM) da nova geração com amortecedores de regulação ainda mais rápida e precisa. Tanto no nível de pressão como no nível de tração, em comparação com o sistema atual, o novo PASM proporciona um amortecimento significativamente mais suave e, consequentemente, maior conforto. Ao mesmo tempo, o novo PASM permite uma ação mais rígida do amortecedor, o que traz enormes vantagens no comportamento dinâmico em relação à estabilidade de inclinação da carroçaria, ligação à faixa à estrada, comportamento da direção e velocidade em curva.

Pela primeira vez no 911 Turbo, os amortecedores de reação mais rápida permitem um chassis desportivo opcional 10 milímetros mais baixo. Para uma aderência ideal em qualquer momento, no eixo traseiro possui montadas molas auxiliares adicionais, que garantem uma pré-carga suficiente das molas principais durante uma extensão completa da mola. A afinação visivelmente mais rígida é direcionada para o comportamento dinâmico e proporciona ainda maior estabilidade em condução a alta velocidade, por exemplo, em circuito.

Uma novidade é a indicação da temperatura dos pneus, combinada com a indicação da pressão dos pneus. No caso de baixa temperatura dos pneus, as barras a azul advertem para uma aderência reduzida. Quando os pneus ficarem mais quentes, a indicação passa para azul e branco e, por fim, passa a ser branca quando for atingida a temperatura correta. Isto significa a máxima aderência possível. Desta forma, o condutor pode adaptar, com ainda maior precisão, o seu estilo de condução à capacidade de aderência dos pneus. O sistema fica inativo em caso de uso de pneus de inverno e as barras são ocultadas.

Sistema de travagem mais potente com opção de cerâmica

Tradicionalmente, na Porsche, o aumento da potência do motor é acompanhado de um aumento da capacidade de travagem. O sistema de travagem em ferro fundido inclui pinças fixas monobloco de alumínio no eixo dianteiro, cada uma com seis êmbolos. Os respetivos discos de travão medem 408 milímetros (mais 28 milímetros) na diagonal e têm 36 milímetros (mais dois milímetros) de espessura. O sistema de travagem do eixo traseiro permaneceu inalterado com pinças fixas de quatro êmbolos e discos de travão de 380 mm x 30 mm. As pinças de travão vêm de série pintadas a vermelho, mas o preto de alto brilho também está disponível como opção. A inscrição "PORSCHE" nas pinças de travão é branca nesta versão.

A pedido, o chassis do novo 911 Turbo pode ser adaptado às exigências individuais com outras opções: tal como até agora, o sistema de travagem de cerâmica PCCB está disponível como opção. No eixo dianteiro, a desaceleração fica a cargo das pinças de travão com 10 êmbolos e discos de travão com 420 milímetros de diâmetro. No eixo traseiro, estão montadas pinças de travão com quatro êmbolos e discos de travão de 390 milímetros.

Com sistemas opcionais de controlo ativo da inclinação (PDCC), a estabilidade em curva pode ser aumentada ainda mais sem ter de fazer concessões no conforto.

Como até agora, ainda está disponível como opção uma função de elevação. Esta permite aumentar em cerca de 40 milímetros a distância do para-choques dianteiro ao solo. Posteriormente, a Porsche irá expandir esta função para o Smart Lift. Neste caso, o sistema memoriza as coordenadas GPS da posição atual ao pressionar um botão. Se o condutor se aproximar do local novamente a partir da mesma direção, a dianteira do veículo eleva-se automaticamente.



Design e aerodinâmica
Interior e equipamento