O motor boxer de seis cilindros do 911 Turbo com 3745 cm3 de cilindrada, que debita 580 cv, dispõe agora de turbocompressores simétricos com turbinas de geometria variável e válvulas wastegate de atuação elétrica. Em combinação com o redesenhado arrefecimento do ar de sobrealimentação e a utilização de injetores piezo, o resultado é uma melhor resposta, desempenho, curva de binário e facilidade de rotação.
O novo motor de seis cilindros é sobrealimentado através de um caminho de admissão quase completamente novo. Além disso, o percurso anterior do ar e do arrefecimento do ar de sobrealimentação foi modificado: agora, uma parte do ar percorre as entradas de ar caraterísticas do turbo na secção lateral traseira. À frente dos filtros de ar, agora localizados no guarda-lamas traseiro, outros dois fluxos de ar passam pela grelha da tampa traseira. Assim, o novo 911 Turbo dispõe de quatro entradas de ar com secção transversal maior e resistência aerodinâmica menor, o que contribui para melhorar o grau de eficiência do motor.
Dois turbocompressores simétricos com turbinas de geometria variável e dimensões maiores substituem as peças análogas usadas até ao momento. As rodas de pás (rodas do compressor e rodas das turbinas) agora giram em sentidos opostos dos lados direito e esquerdo do veículo. O diâmetro das rodas das turbinas aumentou cinco milímetros e passa a ter 55 milímetros, a roda do compressor de 59 milímetros foi aumentada três milímetros. Isto aumenta o débito de ar, tanto do lado do escape como do lado da admissão de ar fresco, o que, por sua vez, influencia o binário e a potência. O comando das válvulas wastegate é feito de forma elétrica através de motores de passo. A vantagem: através da abertura ativa e completa das válvulas wastegate depois do arranque a frio, os catalisadores são acionados mais cedo. Além disso, a regulação da pressão de sobrealimentação torna-se, de uma forma geral, mais rápida e mais precisa. Continuando no caminho de admissão, o ar comprimido flui pelos dois radiadores do ar de sobrealimentação reposicionados e 14% maiores. Agora estão diretamente sobre o motor, em posição central debaixo da grelha da tampa traseira
Novo sistema de escape desportivo disponível como opção
Pela primeira vez, a Porsche disponibiliza um sistema de escape desportivo opcional para o 911 Turbo. Tal como o sistema de série, dispõe de válvulas de escape de ajuste elétrico contínuo. Foi, assim, possível conciliar os objetivos conflituantes emoção, conforto acústico no interior e cumprimento dos requisitos legais. O fluxo interno especialmente desenvolvido do sistema de escape desportivo gera um som desportivo, marcante e típico do turbo. Duas saídas de escape ovais são uma caraterística distintiva visual. O sistema de gases de escape de série dispõe de duas saídas de escape duplas quadradas em preto cromado.
Nova transmissão de dupla embraiagem (PDK) de oito velocidades em versão turbo
Um binário até 750 Nm e 427 kW (580 cv) exigem muito do grupo motopropulsor – especialmente com estilos de condução bastante dinâmicos. O novo 911 Turbo está seguramente preparado para isso. A PDK baseia-se na transmissão da atual série 911 Carrera e foi adaptada à transferência de potência do motor turbo por meio de lamelas de aço otimizadas e um conjunto de carretos reforçados. O prazer de condução também é agora bem maior: graças às novas passagens de caixa rápidas, o 911 Turbo tem uma reação ainda mais espontânea e rápida. Estas realizam-se principalmente com rotações e cargas elevadas, tanto em modo manual como com o modo Sport Plus ativado em modo automático. Além disso, todas as velocidades têm novas relações de transmissão: a primeira velocidade é mais curta e a oitava mais longa do que a sétima até então. No geral, a PDK de oito velocidades oferece uma variedade de melhorias em comparação com a transmissão de sete velocidades, sua antecessora. O condutor consegue sentir isso imediatamente no conforto, no desempenho e na eficiência.
Tração integral com potência aumentada
Tal como a transmissão PDK, também a tração integral Porsche Traction Management (PTM) foi adaptada à maior potência. Através da refrigeração a água adicional e das lamelas de aço reforçadas, o diferencial dianteiro é capaz de transferir um binário significativamente maior. Agora, a transmissão do novo 911 Turbo transfere até 500 Nm para as rodas dianteiras. A transferência de potência para a frente é assumida por um eixo articulado novo, mais leve e mais estável, com apenas um cardã.
Pacote Sport Chrono com a nova aplicação Porsche Track Precision integrada
O prazer de condução é ainda maior com o pacote Sport Chrono. O pacote inclui ainda o modo PSM Sport, apoios dinâmicos do motor, assim como o cronómetro e a aplicação Porsche Track Precision. Os vários perfis de condução podem ser ativados através do novo seletor de modos com botão Sport Response. O condutor também pode selecionar o inovador Modo Wet com o seletor de modos.
O programa de condução inovador Modo Wet ajuda com piso molhado
O Porsche 911 é o primeiro a ter um sistema inovador para a deteção de piso significativamente molhado. Graças a sensores acústicos instalados nas cavas das rodas dianteiras, o programa de condução Wet deteta o som do turbilhonamento de projeções de água e consegue avaliar as condições da estrada e aferir se o piso está molhado. Desta forma, diferencia-se fundamentalmente dos sensores de chuva que controlam os limpa-para-brisas e que reagem oticamente a gotas de água independentemente do estado da via. Se o sistema detetar que o piso está molhado, a resposta dos sistemas PSM e PTM é precondicionado. Ao mesmo tempo, o sistema informa o condutor sobre o piso molhado e recomenda-lhe que mude manualmente para o Modo Wet. A função correspondente está integrada no seletor de modos. Quando o condutor ativa o Modo Wet, são ajustados, entre outras funções, o PSM, o PTM, a aerodinâmica, o PTV Plus e a resposta do motor para a maior estabilidade possível na condução. O PTM atribui ao eixo dianteiro mais binário, a fim de garantir uma melhor tração e aumentar a estabilidade. O spoiler traseiro desloca-se para a posição do Modo Wet, o spoiler dianteiro é recolhido, a curva caraterística do pedal do acelerador torna-se mais achatada, o PSM Off ou o modo Sport são desativados.