Propulsão e desempenho

Três grupos propulsores mais potentes no novo Macan

O novo Macan será lançado com dois motores: os modelos GTS e S são alimentados por motores de seis cilindros em V com uma cilindrada de 2,9 litros e dois turbocompressores dos gases de escape. Como é habitual em todos os motores em V da Porsche, os turbocompressores estão dispostos entre as bancadas de cilindros no chamado "Central Turbo Layout". Os trajetos curtos do gás das câmaras de combustão até às turbinas conferem características ágeis e espontâneas aos blocos. Um motor de quatro cilindros em linha desenvolvido de raiz no Macan combina dinâmica e eficiência de forma particularmente harmoniosa. As otimizações de eficiência, atrito e acústica permitiram aumentar o desempenho, bem como o conforto sonoro do motor turbo a gasolina e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de poluentes gerados no interior do motor.

Todos os grupos propulsores no novo Macan são significativamente mais potentes do que no respetivo modelo antecessor. Para implementar o desenvolvimento espontâneo da potência dos motores da forma mais direta possível, a transmissão de dupla embraiagem Porsche (PDK) continua a transmitir o binário de propulsão aos eixos com as suas sete velocidades. O comprovado sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) transmite sempre a força ao eixo traseiro e, se necessário, de forma variável ao eixo dianteiro. Para o modelo mais potente, a tração integral foi configurada de forma ainda mais ágil. Opcionalmente, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) aumenta a dinâmica lateral em todos os modelos, través de um bloqueio transversal no eixo traseiro e intervenções precisas nos travões.

Novo modelo topo de gama: Macan GTS

O novo Macan GTS assume a posição de liderança nesta série de modelos: o seu bloco biturbo de 2,9 litros gera uma potência de 324 kW (440 cv), ou seja, mais 44 kW (60 cv) do que antes. O binário máximo sobe de 520 para 550 Nm. Este está disponível no grande intervalo de 1900 a 5600 rotações da cambota por minuto.

Com o aumento do desempenho, os dados de condução melhoram significativamente: o Macan GTS vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Juntamente com o pacote opcional Sport Chrono, este sprint demora uns meros 4,3 segundos. A velocidade máxima passa a ser de 272 km/h. Deste modo, o GTS particularmente ágil por tradição passa a ser o derivado mais rápido da série de modelos e o Macan mais desportivo construído até à data. Isto porque, além do acréscimo de potência, o grupo propulsor do modelo topo de gama também dispõe das características típicas do GTS em termos de capacidade de resposta e desenvolvimento da potência. De série, o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento de carboneto de tungsténio desacelera o SUV compacto com excelência até à imobilização.

A tração integral do Macan GTS está afinada de forma particularmente dinâmica. Sempre que possível, a nova gestão do bloqueio longitudinal aplicada do PTM opta pelo eixo traseiro. Isto significa que o binário de propulsão máximo possível chega às rodas traseiras em todas as situações de condução. Com esta distribuição progressiva da propulsão para as rodas traseiras, o potencial de aceleração lateral nas rodas dianteiras é aumentado, aumentando também a velocidade em curva. O igualmente novo bloqueio transversal opcional do PTV Plus assegura a distribuição dinâmica do binário no eixo traseiro. Opcionalmente, também se encontra disponível o pacote desportivo GTS exclusivamente para o Macan GTS, que se destina a otimizar ainda mais o desempenho. Entre outras coisas, inclui o pacote Sport Chrono, as jantes pretas de 21 polegadas em design GT com pneus de alto desempenho e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).

Novo motor V6 biturbo no Macan S

O novo Macan S conta com um motor de seis cilindros com elevado potencial de desempenho. O bloco biturbo altamente rotativo, com 2,9 litros de cilindrada, vem substituir o motor turbo de três litros do antecessor. Com a cilindrada ligeiramente reduzida e dois turbocompressores em vez de apenas um, a potência sobe para 280 kW (380 cv), o que representa um aumento de 20 kW (26 cv). O binário máximo de 520 Nm (mais 40 Nm) encontra-se disponível no intervalo de 1850 a 5000 rpm.

Deste modo, o novo Macan S ingressa na classe de potência do Macan GTS anterior. O modelo S completa o sprint dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos ou, com o pacote Sport Chrono, em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 259 km/h.

Novo motor de quatro cilindros em linha no Macan

O Macan vem equipado com um novo motor de quatro cilindros em linha desenvolvido de raiz. O novo motor turbo com turbocompressor ampliado atinge uma potência de 195 kW (265 cv). O binário aumenta 30 Nm, subindo para os 400 Nm. O seu peso reduzido e o amplo intervalo útil de binário de 1800 a 4500 rpm conferem-lhe um elevado nível de agilidade.

O bloco de dois litros destaca-se claramente do seu antecessor. Com o aumento da pressão do combustível para 350 bar, a distribuição do combustível no cilindro é melhorada, otimizando assim a combustão: são geradas menos partículas de fuligem durante o processo de combustão. As modificações da corrente de distribuição, bem como a utilização de novos segmentos de pistão e de um óleo de motor correspondente, reduzem o atrito interno do motor e promovem a eficiência e o conforto sonoro.

Com os quatro cilindros novos equipados, verifica-se uma melhoria do Macan nas vertentes de sprint e velocidade máxima: a aceleração dos 0 aos 100 km/h demora 6,4 segundos (ou 6,2 segundos com o pacote Sport Chrono) e a velocidade máxima passa a ser de 232 km/h.

Um sistema de escape desportivo está disponível para todas as variantes do novo Macan. No Macan GTS, este está incluído no equipamento de série e, graças às suas ponteiras de escape desportivas e prolongadas em preto, integra-se perfeitamente no design exterior do modelo com destaques em preto. Para os modelos Macan e Macan S, o novo sistema de escape encontra-se disponível opcionalmente. Neste caso, os clientes podem optar pelas ponteiras de escape desportivas em prateado ou em preto. O sistema de escape desportivo contribui para uma característica sonora dinâmica e marcante em todas as variantes do motor.