Resumo

Mais forte, mais refinado, mais desportivo: novo Macan

Desempenho incrementado, design mais acentuado e novo conceito de comandos: é assim que a Porsche manda o novo Macan para a linha de partida. Todas as três versões propostas oferecem significativamente mais potência do que os seus antecessores. O cabeça de cartaz desportivo da série de SUVs de sucesso é o Macan GTS: o seu motor V6 biturbo de 2,9 litros e um aumento de 44 kW (60 cv) da potência para 324 kW (440 cv) atribuem-lhe o papel de modelo topo de gama. Com características típicas do GTS em termos de capacidade de resposta e desenvolvimento da potência, este veículo consegue fazer o sprint dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos com o pacote Sport Chrono, e a velocidade máxima é de 272 km/h. O Macan S agora também vem com um V6 biturbo com uma cilindrada de 2,9 litros, que, com os seus 280 kW (380 cv), passa a oferecer uma potência superior em 20 kW (26 cv), acelerando dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 259 km/h. A entrada no mundo do Macan conta com um motor de quatro cilindros em linha de 195 kW (265 cv) turboalimentado, desenvolvido de raiz. Este bloco permite completar o sprint padrão em 6,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 232 km/h. Como de costume, todos os motores estão acoplados à transmissão de dupla embraiagem Porsche (PDK) com sete velocidades e ao sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM).

Chassis otimizado – nova suspensão pneumática desportiva para o GTS

Os novos modelos Macan também combinam na perfeição o máximo conforto de amortecimento e o desempenho dinâmico de um automóvel desportivo. O chassis foi otimizado ainda mais: agora, o Macan reage de forma ainda mais sensível e direta à situação de condução e às condições do piso, fornecendo um feedback ainda melhor ao condutor através do volante. Para tal, entre outras coisas, as curvas características dos amortecedores do Porsche Active Suspension Management (PASM) foram adaptadas em função do modelo específico. Este regula ativa e continuamente a força de amortecimento para cada roda individual. No Macan, o PASM está disponível como equipamento opcional; nos modelos S e GTS vem equipado de série.

Com a nova suspensão pneumática desportiva de série, com rebaixamento da carroçaria em dez milímetros, o Macan GTS agora distingue-se de forma ainda mais notória dos demais derivados. As vantagens do novo GTS em termos de dinâmica de condução residem principalmente na suspensão pneumática 10% mais rígida no eixo dianteiro e 15% mais rígida no eixo traseiro em comparação com o seu antecessor. O pacote desportivo GTS opcional melhora ainda mais o potencial de dinâmica de condução com jantes de 21 polegadas em design GT com pneus de alto desempenho, com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e com o pacote Sport Chrono.

Design refinado com foco no caráter desportivo

Visualmente, a Porsche aperfeiçoou o seu SUV compacto com uma série de modificações precisas. A dianteira reformulada, com um painel na cor exterior, reforça a acentuação da largura e confere ao Macan um aspeto ainda mais imponente na estrada. No novo GTS, a secção central da dianteira, bem como outros elementos, receberam uma pintura em preto. Um difusor distinto, de conceção técnica especial, complementa a parte inferior da traseira. Esta secção, bem como a dianteira, contam com uma nova estrutura tridimensional, que também pode ser aplicada opcionalmente nos sideblades. Os faróis principais LED com sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS) e os retrovisores exteriores Sport Design passam a vir equipados de série em todos os modelos.

O novo Macan dispõe de um total de 14 cores exteriores, incluindo as novas tonalidades de cor Papaia metalizado e Azul Genciana metalizado, bem como Verde Pitão para o Macan GTS com pacote desportivo GTS. Com as ofertas "Cor Individual" e "Cor de Eleição", a Porsche Exclusive Manufaktur também expande consideravelmente as possibilidades de design. Além disso, o veículo vem equipado de série com jantes maiores: no Macan, medem, pelo menos, 19 polegadas; no Macan S, 20 polegadas, e no Macan GTS, 21 polegadas. O programa é ampliado com um total de sete novos designs das jantes.

Nova consola central com painel tátil

O novo Porsche Macan oferece um interior significativamente melhorado com uma consola central moderna e elegante. O seu conceito de operação com painéis táteis em vez de botões confere uma estruturação clara ao cockpit. No centro do módulo de comando organizado encontra-se uma nova alavanca seletora encurtada. O relógio analógico no topo do tablier passa a estar incluído no equipamento de série. Mediante pedido, as várias opções em couro, bem como os pacotes de costuras contrastantes em Azul Genciana, Papaia ou Bege Giz conferem novos destaques de cor ao interior. Além disso, o Macan também oferece muitas funções e serviços online de série, que são controlados através do display tátil Full-HD de 10,9 polegadas do Porsche Communication Management ou por comando de voz. O Macan herda os novos volantes desportivos multifunções do 911 e do Panamera.

Para além das vantagens em termos de dinâmica de condução e dos destaques em preto no exterior, o pacote desportivo GTS – disponível apenas para o novo modelo topo de gama – também conta com âmbitos de equipamento específicos e exclusivos para o interior: estes incluem bancos desportivos com regulação em 18 vias, o pacote de interior Carbon, um equipamento Race-Tex com mais áreas em pele e várias costuras contrastantes, bem como inscrições "GTS" em Verde Pitão, entre outras coisas.

Modelo popular de entrada na gama

Com mais de 600 000 veículos fornecidos em todo o mundo desde a sua introdução no mercado em 2014, o Macan tem um papel importante para a Porsche: cerca de 80% de todos os compradores do Macan são novos clientes da Porsche. Além disso, a proporção de mulheres entre os compradores do Macan tem aumentado consistentemente nos últimos anos e é a mais alta proporção de todas as séries de modelos. Na China, o maior mercado do Macan, a quota de compradores do sexo feminino é de quase 60%.