Resumo

Ágil e exclusivo: o novo Porsche Macan T.

O Macan T complementa agora a série de modelos de sucesso da Porsche. Esta é a primeira vez que um veículo desportivo de quatro portas recebe a denominação especial anteriormente reservada aos modelos 911 e 718. A letra T representa uma forma especial de caráter desportivo na Porsche desde a década de 1960. Significa "Touring" e identifica os modelos que oferecem uma experiência de condução particularmente desportiva graças à precisão da afinação, ao equipamento exclusivo e aos motores esguios. Fiel ao espírito do Porsche 911 T de 1968, o novo Macan T apresenta uma configuração particularmente dinâmica e um motor turbo de dois litros leve, combinado com um design e equipamentos de série desportivos. Este conceito posiciona o T entre o Macan e o Macan S.

Motor turbo de dois litros com 265 cv: Peso leve para um desempenho ágil

O motor turbo de quatro cilindros e dois litros do Macan T combina elevada agilidade, baixo peso e um design compacto para criar um único pacote que oferece um equilíbrio ideal entre desempenho e peso. Em comparação com o motor V6 biturbo de 2,9 litros dos Macan S e GTS, o grupo propulsor do Macan T pesa menos 58,8 kg no eixo dianteiro. Isto permite um elevado desempenho no arranque e oferece características ideais para as curvas.

A potência de 195 kW (265 cv) e o binário de 400 Nm adequam-se ao conceito de veículo e proporcionam um grande prazer de condução. Como é geralmente o caso do Macan, o motor é acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem com sete velocidades (PDK) com passagens de caixa rápidas e ao sistema Porsche Traction Management (PTM). Um amplo nível de binário proporciona uma propulsão ágil em todas as situações de condução. Com o pacote Sport Chrono de série, incluindo o seletor de modos e o botão Sport Response no volante, o Macan T acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 232 km/h.

Precisão de ajuste do chassis com um rebaixamento de, pelo menos, 15 milímetros

Exclusivamente para o Macan T, a Porsche combina o chassis em aço com o Porsche Active Suspension Management (PASM) de série com um rebaixamento da carroçaria em 15 milímetros. Com estabilizadores mais rígidos no eixo dianteiro e uma afinação otimizada, este harmoniza-se perfeitamente com o veículo e com a propulsão. Permite um comportamento da direção particularmente reativo, bem como um manuseamento ágil.

O Porsche Traction Management (PTM) também foi adaptado às exigências de condução do Macan T, sendo especialmente concebido para uma maior carga na traseira. Opcionalmente, é possível incluir uma suspensão pneumática adaptável com o PASM e um rebaixamento adicional de 10 mm: uma novidade para os modelos Macan com motores de quatro cilindros. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), igualmente disponível como opção, também foi adaptado às caraterísticas dinâmicas do modelo T e intensifica a dinâmica de condução.

Detalhes exclusivos no exterior e no interior

A nível visual, o Macan T destaca-se de outros modelos Macan pelos elementos pintados em cinzento-ágata na parte dianteira, lateral e traseira do veículo. A cor contrastante exclusiva é visível na pintura dos acabamentos dianteiros, retrovisores exteriores, sideblades, spoiler de tejadilho e inscrições na traseira. As saídas de escape desportivas e os frisos dos vidros laterais em preto de alto brilho também são elementos de série. Os slideblades apresentam a inscrição "Macan T" em preto. O Macan T vem equipado de fábrica com rodas Macan S de 20 polegadas: exclusivamente pintadas na cor titânio escuro. Para a pintura exterior, existem 13 cores sólidas, metálicas e especiais à escolha.

O interior do Macan T também tem um ambiente distinto. Os bancos desportivos aquecidos de série com ajuste elétrico de oito posições incluem estofos exclusivos baseadas no pacote de couro em preto. As faixas centrais nos bancos dianteiros e nos bancos traseiros exteriores incorporam o padrão Sport Tex Stripe. Os apoios de cabeça dianteiros ostentam um emblema da Porsche em relevo. As costuras decorativas prateadas nos bancos, apoios de cabeça e volante dão continuidade à cor contrastante do exterior no interior.

O equipamento de série também inclui o volante desportivo GT multifunções aquecido, bem como o cronómetro Sport Chrono na parte superior do painel de instrumentos. As embaladeiras são concebidas de fábrica em alumínio preto e ostentam a inscrição Macan T. As opções incluem o volante desportivo GT multifunções em Race-Tex com revestimento em carbono e um ionizador.

O Macan T também beneficia de todas as inovações da geração de modelos revista no verão de 2021. Estas incluem, entre outras, a nova consola central com aspeto de vidro sofisticado e superfície sensível ao toque, bem como o Porsche Communication Management (PCM) totalmente ligado à rede, com um ecrã tátil de 10,9 polegadas e navegação online de série.



Destaques
Propulsão e desempenho