A Porsche solta as rédeas do novo 911 GT3. A sétima edição do automóvel desportivo de alta performance foi também desenvolvida em estreita colaboração com a Porsche Motorsport. Esta divisão da Porsche conseguiu a proeza de transferir pura tecnologia de alta competição para um modelo de série da forma mais harmoniosa alguma vez vista: a conceção do eixo dianteiro com braços transversais duplos e a aerodinâmica inteligente com asa traseira de pescoço de cisne e difusor característico são idênticas ao automóvel de corrida GT de sucesso, o 911 RSR; o motor boxer de seis cilindros de quatro litros, com uma potência de 375 kW (510 cv), baseia-se no grupo propulsor consolidado nas corridas de longo curso do 911 GT3 R. O agregado de altas rotações, que impressiona com a sua acústica, também é utilizado quase sem qualquer diferença no novo 911 GT3 Cup. O resultado é uma máquina motriz fulminante: eficiente e emocional, precisa e de alta performance, perfeita para o circuito de corridas e ideal para o dia-a-dia.
Os pontos fortes característicos do 911 GT3 consistem na soma das suas características. Com uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com PDK) é ainda mais rápido do que o 911 GT3 RS anterior. O novo 911 GT3 acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos. Para assegurar uma experiência de condução especialmente purista, a Porsche também disponibiliza o novo modelo com uma caixa de seis velocidades manual. A aerodinâmica inteligente beneficia da experiência recolhida em pista, gerando forças descendentes consideravelmente superiores, sem prejudicar o coeficiente de resistência aerodinâmica. Na posição Performance, os elementos das asas e dos difusores ajustáveis manualmente aumentam consideravelmente a força de compressão, permitindo velocidades em curva mais altas. No entanto, esta é uma característica exclusiva para a condução em pista.
É lá que o 911 GT3 consegue tirar pleno partido das suas mais-valias. Após as últimas afinações, conseguiu percorrer o circuito Nordschleife do autódromo Nürburgring – tradicionalmente, a medida de referência da Porsche para todos os automóveis desportivos – em menos 17 segundos do que o seu antecessor.
O piloto de testes Lars Kern levou apenas 6:59,927 minutos para percorrer os 20,8 quilómetros que perfazem uma volta inteira. Para a variante mais curta, com 20,6 quilómetros, até à data utilizada como medida de comparação, o 911 GT3 precisou de 6:55,2 minutos. Ao longo das voltas seguintes, o novo modelo, com os pneus do tipo Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis opcionalmente, nas mãos experientes de Jörg Bergmeister, piloto e embaixador da marca Porsche, foi melhorando de forma consistente a sua performance. Segundo Bergmeister, este é “sem qualquer dúvida, o melhor automóvel de série” que o piloto profissional experiente alguma vez conduziu no “Inferno verde”.
Apesar da carroçaria mais larga, das rodas maiores e das características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 encontra-se num nível equiparável ao do seu antecessor. Com caixa de velocidades manual, pesa 1418 kg, com PDK 1435 kg. O capot em plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC), os vidros em vidro leve, os discos do travão otimizados e as rodas forjadas em metal leve também contribuem para um caráter disciplinado em termos de peso, tal como a cobertura da traseira. O sistema de escape desportivo de construção leve assegura logo uma redução de dez quilogramas. Com as válvulas de escape de ajuste progressivo elétrico, o sistema assegura uma experiência acústica emocional em harmonia com a norma de emissões Euro 6d ISC FCM (EU6 AP). O consumo combinado do 911 GT3 é de 12,4 (com caixa de velocidades manual: 13,3) litros/100 km.
Praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3 denunciam a sua consanguinidade com o desporto motorizado. O cockpit corresponde à geração atual do modelo. Uma novidade é o "Track Screen": pressionando um botão, as indicações digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central (que vai até às 10 000 rotações) são reduzidas a informações como a pressão dos pneus, a pressão do óleo, a temperatura do óleo, o nível de enchimento do depósito do combustível e a temperatura da água, que são essenciais para a condução em pista. O "Track Screen" também inclui um assistente de passagem de caixa ótico com barras a cores à esquerda e à direita do conta-rotações, assim como um indicador de passagem de caixa inspirado no desporto motorizado.
Especialmente nos modelos GT da Porsche, cada vez mais clientes desejam equipamentos personalizados. Por conseguinte, também o 911 GT3 conta com o programa Porsche Exclusive Manufaktur opcional, complementado com opções específicas para o GT3 como, por exemplo, o teto de construção leve com aspeto de carbono. Outros pontos de destaque são as proteções superiores dos retrovisores exteriores em carbono, os faróis principais Matrix em LED escurecidos e os as luzes traseiras em Exclusive Design a condizer, com um arco luminoso sem tons de vermelho. Os bordos das jantes pintadas a vermelho Índico ou azul “Sharkblue” valorizam as rodas pretas de metal leve. No interior, os detalhes de equipamento, como os mostradores para o conta-rotações e o cronómetro Sport Chrono, os cintos de segurança e os frisos decorativos conferem pontos de destaque na cor pretendida ou igual à do veículo.
O cronógrafo individual, que a Porsche Design disponibiliza exclusivamente aos clientes que adquirem este automóvel desportivo de alta performance, é tão exclusivo quanto o próprio 911 GT3. Tal como o seu ídolo motorizado, este aposta num design dinâmico, performance consentânea e um processamento de alta qualidade. A sua caixa reflete a proximidade ao desporto motorizado: Tal como as bielas do motor GT3, é fabricada em titânio resistente e leve. O relógio é acionado por um rotor individual, feito à semelhança das rodas do 911 GT3. O anel colorido do mostrador pode ser concebido com as cores da pintura do 911 GT3.
A Porsche comercializa o novo 911 GT3 a partir dos 167.518 euros com IVA incluído e equipamento específico do país*. As entregas começam em maio de 2021.
*São possíveis alterações no âmbito do equipamento e do preço com a viragem do ano de modelos.