Cerca de dois anos e meio após a introdução do tipo 992 no mercado, os desportivos modelos GTS vêm ampliar a gama do 911 de forma muito apelativa. Há doze anos, a Porsche apresentou, pela primeira vez, o 911 na sua variante GTS. Agora, assistimos ao lançamento da nova geração do popular modelo automóvel desportivo – mais potente, dinâmico e visualmente independente do que nunca. O motor boxer de seis cilindros debita 353 kW (480 cv). Isso corresponde a mais 22 kW (30 cv) do que o atual 911 Carrera S ou o 911 GTS anterior.
Com preços a partir dos 140 981 euros [1], à data de lançamento estarão disponíveis cinco variantes do modelo:
-
911 Carrera GTS com tração traseira, Coupé e Cabriolet
-
911 Carrera 4 GTS com tração integral, Coupé e Cabriolet, e
-
911 Targa 4 GTS com tração integral.
Uma transmissão de dupla embraiagem e oito velocidades da Porsche (PDK) ou uma caixa manual de sete velocidades, bem como um chassis específico do GTS com Porsche Active Suspension Management (PASM) e o travão de alto desempenho do 911 Turbo, asseguram uma transmissão de força impressionante. O pacote Lightweight, pela primeira vez disponível também para o GTS [2], permite melhorar ainda mais a dinâmica da condução. A redução de peso pode chegar aos 25 quilogramas.
Os elementos contrastantes em preto na carroçaria, bem como as áreas escurecidas dos faróis, caracterizam o aspeto desportivo e subtil dos novos membros da família 911. A cor preta é também a cor predominante no interior do veículo. Os inúmeros itens de revestimento em material de microfibras Race-Tex criam um ambiente que tem tanto de dinâmico quanto de nobre. A mais recente geração do Porsche Communication Management (PCM) traz muitas melhorias a nível de conforto de utilização e conectividade.
Tecnologia: chassis autónomo e sistema de escape desportivo específico
O motor boxer turboalimentado de seis cilindros com três litros do novo 911 GTS proporciona uma potência de 353 kW (480 cv). O binário máximo é de 570 Nm, mais 20 Nm que o seu antecessor. O 911 Carrera 4 GTS Coupé, com transmissão de dupla embraiagem e oito velocidades da Porsche (PDK), precisa de apenas 3,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Isto significa que é três décimos de segundo mais rápido que o seu antecessor. Como alternativa à PDK, está disponível uma caixa manual de sete velocidades com relações particularmente curtas para todos os modelos 911 GTS.
O chassis derivado do 911 Turbo e afinado para o 911 GTS satisfaz as mais elevadas expectativas de desempenho: Graças ao sistema de série Porsche Active Suspension Management (PASM), os amortecedores respondem a mudanças dinâmicas a uma velocidade estonteante. No Coupé e no Cabriolet, o PASM é combinado de série com o chassis desportivo e rebaixado dez milímetros. O conceito das molas auxiliares no eixo traseiro também vem dos modelos Turbo: são elas que fazem com que as molas principais fiquem sob tensão em todas as condições de condução. O curso da suspensão permanece inalterado. O 911 Targa 4 GTS está equipado com o chassis do 911 Targa 4S.
Os engenheiros também adequaram o poder de desaceleração ao aumento do desempenho do 911 GTS, adotando o travão de alto desempenho do 911 Turbo. As jantes de liga leve de 20 polegadas (à frente) e 21 polegadas (atrás), em preto e com bloqueio central, provêm do 911 Turbo S. O sistema de escape desportivo de série proporciona uma experiência sonora ainda mais emocionante graças à sua afinação específica para o GTS juntamente com a supressão de uma parte do isolamento interior.
Exterior: numerosos destaques em preto acetinado brilhante ou de alto brilho
São típicos do 911 GTS os numerosos detalhes em preto ou escurecidos no exterior, entre eles a barra característica com a inscrição Targa do 911 Targa 4 GTS. Apresenta também outros elementos pintados em preto acetinado brilhante como a aba do spoiler dianteiro, as jantes de liga leve com bloqueio central, as inscrições GTS nas portas e na traseira, bem como as lamelas da grelha da tampa traseira. Os dois remates das ponteiras do sistema de escape desportivo são cromados a preto. Como opção, pode também selecionar um pacote de exterior, no qual os detalhes da carroçaria e outras zonas têm acabamento em preto de alto brilho.
Por princípio, todos os modelos 911 GTS estão equipados de série com o pacote Sport Design, com acabamentos independentes para a dianteira e traseira. Os faróis principais LED equipados de série com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) têm o aro e a parte envolvente das luzes de condução diurna escurecidos. Na traseira, são utilizadas luzes independentes.
Pacote Lightweight: menos peso, menor impulsão
O pacote Lightweight, pela primeira vez disponível também para o GTS,2 permite melhorar ainda mais a dinâmica da condução. A redução de peso pode chegar aos 25 quilogramas graças às bacquets integrais leves de plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC), aos vidros traseiros, frontais e laterais leves e à bateria leve. Além disso, foi também removido o sistema de bancos traseiros. Dispõe ainda de otimizações de desempenho, através do eixo traseiro direcional de série nesta combinação de equipamentos, e de afinações aerodinâmicas adicionais. Os novos elementos direcionadores do ar na parte dianteira do piso do veículo reduzem a impulsão à frente. O comando do spoiler traseiro adaptativo foi correspondentemente adaptado.
Interior: Race-Tex preto e bancos desportivos Plus de série
Os destaques desportivos dos modelos GTS permanecem no habitáculo – tanto a nível funcional como visual: A alavanca das mudanças da caixa manual de sete velocidades opcional foi encurtada em dez milímetros. Isto permite a obtenção de passagens de caixa rápidas com um movimento mínimo do pulso. O volante desportivo GT e o pacote Sport Chrono com seletor de modos, a aplicação Porsche Track Precision e um indicador da temperatura dos pneus estão todos de série a bordo. Os bancos desportivos Plus de série com ajuste elétrico de quatro vias asseguram o apoio lateral e o conforto. O isolamento no habitáculo foi reduzido, o que resulta numa melhoria da emocionante sensação acústica da condução.
Inúmeras áreas revestidas de Race-Tex sublinham o ambiente dinâmico e nobre. O material de microfibras pode ser encontrado nas faixas centrais dos bancos, na parte exterior do volante, nos manípulos e apoios de braços dos revestimentos das portas, na tampa do compartimento de arrumos e na alavanca seletora. No pacote de interior GTS, as costuras decorativas podem ser, opcionalmente, em Vermelho Carmim ou Bege Giz. Os cintos de segurança, a inscrição GTS bordada nos encostos de cabeça, os mostradores do conta-rotações e o cronómetro Sport Chrono também apresentam a respetiva cor contrastante. No pacote de interior GTS, as inserções decorativas no tablier, a consola central e os revestimentos das portas são fabricados em carbono (mate).
Novo conceito de visualização e operação: agora também com o Android Auto
As funções adicionais e a utilização altamente simplificada e mais intuitiva caracterizam a nova geração do Porsche Communication Management (PCM). As áreas táteis no menu multimédia foram ampliadas. Como novidade, apresenta também a possibilidade de reorganizar a disposição dos mosaicos no ecrã inicial. O assistente de voz melhorado reconhece a voz natural e é ativado através das palavras “Hey Porsche”.
Além disso, os utilizadores dos sistemas iOS e Android também desfrutam de conectividade total: Com o Apple Car Play® e agora também com o Android Auto, é possível utilizar as funções dos telemóveis correspondentes sem restrições nos novos modelos Porsche 911 GTS.
[1] Preço de venda ao público na Alemanha com 19% de IVA e equipamento específico do país
[2] Deverá estar disponível a partir de novembro de 2021