Os genes lendários do 904 Carrera GTS enquanto o fundador da série de modelos particularmente emocionantes e desportivos da Porsche podem ser experienciados e vividos de forma altamente moderna: no total de cinco modelos GTS da atual gama 911 do tipo 992. A terceira geração do popular modelo de automóvel desportivo é agora tão potente, dinâmica e visualmente exclusiva como nunca. O motor boxer de seis cilindros do 911 GTS proporciona uma potência de 353 kW (480 cv). Isso corresponde a mais 22 kW (30 cv) do que o atual 911 Carrera S ou o 911 GTS anterior.
Os modelos 911 GTS combinam o caráter desportivo, a emoção e a exclusividade com uma elevada versatilidade para o dia a dia, apresentando assim um desempenho elevado tanto em pista como em estradas com curvas.
No total, estão disponíveis cinco variantes do modelo:
-
911 Carrera GTS com tração traseira, Coupé ou Cabriolet
-
911 Carrera 4 GTS com tração integral, Coupé ou Cabriolet
-
911 Targa 4 GTS com tração integral
Os modelos 911 GTS combinam o visual moderno da atual geração do 992 com um design independente e particularmente desportivo. São típicos do 911 GTS os numerosos detalhes em preto ou escurecidos no exterior, entre eles a barra característica com a inscrição Targa do 911 Targa 4 GTS. Apresenta também outros elementos pintados em preto acetinado brilhante como a aba do spoiler dianteiro, as jantes de liga leve com bloqueio central, as inscrições "GTS" nas portas e na traseira, bem como as lamelas da grelha da porta traseira. Os dois remates das ponteiras do sistema de escape desportivo são cromados a preto. Como opção, é possível selecionar um pacote de exterior, com vários detalhes da carroçaria e de outras zonas com acabamento em preto de alto brilho.
Por princípio, todos os modelos 911 GTS estão equipados de série com o pacote Sport Design, com acabamentos independentes para a dianteira e traseira. Os faróis dianteiros LED equipados de série com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) têm o aro e a parte envolvente das luzes de condução diurna escurecidos. Na traseira, são utilizadas luzes independentes.
Os destaques desportivos dos modelos GTS continuam no habitáculo – tanto a nível funcional como visual: a alavanca seletora da transmissão manual de sete velocidades opcional foi encurtada dez milímetros. Isto permite passagens de caixa rápidas com um movimento mínimo do pulso.
Os frisos decorativos pretos do painel de comando, os painéis da consola central e os painéis das portas têm acabamentos em alumínio anodizado escovado preto. Estão disponíveis outros frisos decorativos exclusivos mediante pedido.
O isolamento no habitáculo foi reduzido, o que aumenta acusticamente a sensação emocionante da condução. Inúmeras áreas revestidas de Race-Tex sublinham o ambiente dinâmico e nobre. O material de microfibras pode ser encontrado nas faixas centrais dos bancos, no aro do volante, nos manípulos e apoios de braços dos revestimentos das portas, na tampa do compartimento de arrumação e na alavanca seletora. Os encostos de cabeça são adornados com uma inscrição GTS preta bordada. O volante desportivo GT e o pacote Sport Chrono com seletor de modos, a aplicação Porsche Track Precision e um indicador da temperatura dos pneus são todos equipados de série a bordo.
Os bancos desportivos Plus de série com ajuste elétrico de quatro vias asseguram o apoio lateral e o conforto. Os bacquets integrais do pacote Lightweight são ainda mais desportivos. Estes bancos fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC) leve numa construção visível em carbono apostam na semelhança com o automobilismo. A sua faixa central é fabricada em Race-Tex perfurado preto.
É possível obter um toque desportivo ainda mais exclusivo com o pacote de interior GTS, com costuras decorativas em Vermelho Carmim ou Bege Giz. Os cintos de segurança, a inscrição GTS bordada nos encostos de cabeça, os mostradores do conta-rotações e o cronómetro Sport Chrono também apresentam a respetiva cor contrastante. Em contraste, o pacote de interior GTS oferece inserções decorativas no tablier, na consola central e nos revestimentos das portas em carbono (mate).
O 911 GTS está equipado com a sexta geração do sistema Porsche Communication Management (PCM). As suas caraterísticas incluem a integração profunda dos serviços de streaming Apple Music e Apple Podcasts, bem como a integração do Android Auto. Além disso, o PCM permite uma operação simples com amplas áreas táteis no menu multimédia e a possibilidade de reorganizar a disposição dos mosaicos no ecrã inicial. Graças ao PCM 6.0, todos os 911 GTS também têm suporte para Apple CarPlay sem fios.
A fonte de acionamento do 911 GTS garante um elevado desempenho de condução: o motor boxer turboalimentado de seis cilindros com três litros proporciona uma potência de 353 kW (480 cv) e fornece um binário máximo de 570 Nm. O 911 Carrera 4 GTS Coupé, com transmissão de dupla embraiagem e oito velocidades da Porsche (PDK), precisa de apenas 3,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
As caraterísticas mais importantes do motor de alta tecnologia, concebido para desempenho, capacidade de resposta e eficiência, incluem dois turbocompressores simétricos, válvulas wastegate controladas eletricamente, dois radiadores do ar de sobrealimentação, válvulas de injeção piezo e controlo variável das válvulas VarioCam-Plus.
A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades (PDK) do 911 GTS oferece um processo de transmissão mais harmonioso, elevada eficiência e baixas perdas de potência na transmissão. Como alternativa à PDK, está disponível uma caixa manual de sete velocidades com relações particularmente curtas para todos os modelos 911 GTS.
O sistema de escape desportivo equipado de série proporciona uma experiência sonora emocionante graças à sua afinação específica para o GTS, juntamente com a supressão de uma parte do isolamento interior. No sistema de escape de dois fluidos, existem válvulas dos gases de escape controladas por mapa de curvas características do motor e totalmente ajustáveis, que não só permitem um débito ideal da potência, como um som emocionante.
O 911 GTS vem equipado de série com o pacote Sport Chrono, que pode ser utilizado para aumentar ainda mais a performance e o prazer de condução. O volante desportivo GT tem o Sport Response Button no centro do seletor de modos. Este botão permite ao condutor do GTS alterar a resposta do motor e da transmissão para o desempenho máximo durante 20 segundos. Os modos de condução são selecionados através do seletor de modos no volante; o modo ativo é apresentado no painel de instrumentos. O pacote Sport Chrono inclui outros componentes como rolamentos do motor dinâmicos, o modo PSM Sport comutável em separado no Porsche Stability Management, bem como o cronómetro e a aplicação Porsche Track Precision.
O chassis derivado do 911 Turbo e afinado para o 911 GTS satisfaz as mais elevadas expectativas de desempenho: graças ao sistema de série Porsche Active Suspension Management (PASM), os amortecedores respondem a mudanças dinâmicas a uma velocidade estonteante. No Coupé e no Cabriolet, o PASM é combinado de série com o chassis desportivo e um rebaixamento de dez milímetros. O conceito das molas auxiliares aplicado ao eixo traseiro também provém dos modelos Turbo: desta forma, as molas principais são colocadas sob tensão em todas as condições de condução. O curso da suspensão permanece inalterado. O 911 Targa 4 GTS está equipado com o chassis do 911 Targa 4S.
O comportamento da direção e a tração tiram partido do Porsche Torque Vectoring (PTV). Este sistema complementa o Porsche Stability Management (PSM) e opera com intervenções orientadas nos travões das rodas traseiras.
Os engenheiros também adequaram o poder de desaceleração ao aumento do desempenho do 911 GTS. Este depende do travão de alto desempenho do 911 Turbo. As jantes de liga leve de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, em preto e com bloqueio central, provêm do 911 Turbo S.
Um grande número de opções permite personalizar o chassis tanto em termos estéticos como técnicos: por exemplo, pinças de travão em preto de alto brilho em vez do vermelho de série, o sistema de travagem de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB),
a estabilização das oscilações ativa (Porsche Dynamic Chassis Control, PDCC), a função de elevação do eixo dianteiro, o eixo traseiro direcional ativo ou a direção assistida Plus opcional.
O pacote Lightweight disponível para o 911 GTS permite melhorar ainda mais a dinâmica da condução. A redução de peso pode chegar aos 25 quilos graças às bacquets integrais leves de plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC), aos vidros traseiros frontais e laterais leves e à bateria leve. Além disso, foi também removido o sistema de bancos traseiros. Dispõe ainda de otimizações de desempenho, através do eixo traseiro direcional de série nesta combinação de equipamentos, e de afinações aerodinâmicas adicionais. Os elementos direcionadores do ar na dianteira da parte inferior da carroçaria reduzem a impulsão à frente. O comando do spoiler traseiro adaptativo foi correspondentemente adaptado.