O Cayenne GTS e o Cayenne GTS Coupé destacam-se no portefólio de modelos como SUV particularmente desportivos com exterior e interior exclusivos e desportivos. Os dois modelos Cayenne GTS são as versões Cayenne mais desportivas e foram concebidos para um elevado desempenho de condução. Acima de tudo, definem novos padrões no segmento dos SUV com as suas características de condução dinâmica lateral.
Como é típico do GTS, o grupo propulsor assume um papel de relevo: atualmente, a geração de modelos E3 conta com um motor V8 sob o capot do Cayenne GTS. Com uma potência de 338 kW (460 cv) e um binário de 620 Nm, o biturbo de quatro litros garante um desempenho de condução superior em todas as categorias. Em ambos os modelos GTS com pacote Sport Chrono, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 270 km/h.
Os modelos Cayenne GTS beneficiam da mesma geração de motores que o Cayenne Turbo. O V8 biturbo foi desenvolvido pela própria Porsche e é produzido na fábrica de motores em Zuffenhausen. Este oferece vários destaques a nível tecnológico: ao estar equipado com desativação adaptativa dos cilindros, injeção direta de gasolina com posição central dos injetores e o sistema de gestão térmica inteligente, reúne as condições ideais para um aumento da eficiência. Tal como acontece em todos os modelos Cayenne, a transmissão de potência é efetuada pela caixa automática Tiptronic S de oito velocidades.
Tradicionalmente, o som é particularmente importante nos modelos GTS. Um sistema de escape desportivo de série foi especialmente desenvolvido para o Cayenne GTS, apresentando um design desportivo, mas também acústico, com um som potente e emocionante que intensifica o som do motor V8. Com o sistema de escape posicionado no exterior, foi dada ênfase a um som desportivo e volumoso com caráter exclusivo. Tanto no modo Sport como no Sport Plus, oferece um som ainda mais emocionante com ruídos sonoros no regime de desaceleração. O sistema de escape desportivo também pode ser ativado através do Porsche Communication Management (PCM) no menu "Car". O sistema de escape é composto por duas ponteiras de escape duplas em preto de alto brilho nos lados esquerdo e direito, conferindo também o caráter desportivo ao visual dos modelos Cayenne GTS.
Além disso, para o Cayenne GTS Coupé, está disponível um sistema de escape desportivo afinado de alta frequência com duas ponteiras de escape ovais posicionadas no centro, em conjunto com o pacote desportivo de construção leve opcional.
A base das excelentes características de condução dinâmica lateral dos modelos Cayenne GTS é a combinação das mais recentes tecnologias de chassis com a adaptação típica da Porsche. Como em todos os modelos Cayenne, a tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM) distribui a potência de forma ideal em qualquer situação de condução. A embraiagem multidiscos regulada eletronicamente e controlada por mapas de curva de características da PTM regula a distribuição da força de propulsão entre os eixos traseiro e dianteiro na proporção adequada. As condições de condução são constantemente monitorizadas de modo a poder reagir às diferentes situações. Os sensores verificam nomeadamente as rotações das quatro rodas, a aceleração longitudinal e lateral do veículo e o ângulo de direção do volante, e ajustam a distribuição da potência em conformidade.
Os modelos GTS estão equipados de série com um chassis com molas de aço que inclui o Porsche Active Suspension Management (PASM) e um rebaixamento da carroçaria em 20 milímetros. A regulação ativa dos amortecedores PASM foi especialmente concebida para conferir aos modelos Cayenne GTS um design particularmente desportivo. Além disso, o centro de gravidade mais baixo dos veículos contribui para as excecionais caraterísticas de condução dinâmica lateral.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), também instalado de série, garante um comportamento da direção reativo e dinâmico e oferece sempre uma tração ideal durante a aceleração à saída das curvas. Adaptado ao potencial dinâmico longitudinal e lateral dos modelos Cayenne GTS, o disco de travão em ferro fundido cinzento com pinças de travão vermelhas equipado de série é potente e apresenta dimensões generosas adequadas. Os modelos Cayenne GTS estão equipados de série com jantes de 21 polegadas de design RS Spyder pintadas em preto acetinado brilhante, no formato 285/40 na dianteira e 315/35 na traseira. Graças a este pacote tecnológico, os modelos Cayenne GTS transferem a agilidade e espontaneidade de um verdadeiro automóvel desportivo para o segmento dos SUV.
Opcionalmente, é possível aumentar o desempenho de condução e o conforto: por exemplo, a suspensão de aço de série pode ser substituída pela suspensão pneumática adaptativa de três câmaras, incluindo o PASM com um rebaixamento em dez milímetros, a fim de obter uma modulação ainda maior entre o caráter desportivo e o conforto nas viagens de longo curso. O eixo traseiro direcional oferece maior agilidade e estabilidade. Com ele, os modelos Cayenne GTS giram sem desacelerar e criam aceleração lateral muito mais cedo. Além disso, o eixo traseiro direcional aumenta a segurança de condução a velocidades elevadas e o conforto na condução diária, uma vez que o raio de viragem é reduzido de 12,1 para 11,5 metros.
A estabilização das oscilações da carroçaria ativa Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) utiliza um sistema de 48 V e é capaz de alterar, em poucos milissegundos, a rigidez de torção dos barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro, estabilizando ativamente a carroçaria do veículo. Até uma aceleração lateral de 0,8 g, isto suprime qualquer inclinação lateral.
Opcionalmente, a desaceleração pode ser ainda mais otimizada: com o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento de carboneto de tungsténio ou com os travões de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).
Os modelos Cayenne GTS realçam o seu caráter desportivo e ao mesmo tempo exclusivo com uma série de caraterísticas de equipamento específicas. Os elementos típicos do GTS incluem o pacote Sport Design e vários detalhes em preto no exterior, bem como detalhes em alumínio e Alcantara concentrados no interior.
O pacote Sport Design equipado de série, combinado com vários detalhes em preto, garante um visual tão único como exclusivo. Os faróis dianteiros LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS) e a faixa luminosa traseira LED são escurecidos. Além disso, as entradas de ar dianteiras, os frisos dos vidros laterais, as ponteiras do sistema de escape desportivo e a inscrição do modelo ou "PORSCHE" na traseira são mantidos a preto.
Também no habitáculo é possível ver e sentir as exigências desportivas e elegantes dos modelos Cayenne GTS. Estas incluem Alcantara no revestimento do teto, nas faixas centrais dos bancos, nos apoios de braços da consola central e das portas, bem como alumínio escovado escuro. Os bancos desportivos com ajuste de oito posições equipados de série proporcionam um suporte ideal durante a condução em curvas dinâmicas, graças ao aumento adicional dos flancos laterais. Estes são exclusivos dos modelos GTS.
As inscrições "GTS" encontram-se nas portas dianteiras, nos frisos das soleiras das portas, no conta-rotações e nos apoios de cabeça. O pacote de interior GTS com detalhes coloridos adicionais em Vermelho Carmim ou Bege Giz, bem como as costuras decorativas, são algumas das inúmeras opções de personalização.
O Cayenne GTS Coupé distingue-se fundamentalmente do Cayenne GTS, entre outras coisas, pelo para-brisas e pilar A mais plano, a linha do tejadilho altamente descendente no sentido da traseira com um spoiler de tejadilho fluido e o spoiler traseiro extensível adaptativo com aba. O equipamento de série também é diferente: por exemplo, o Cayenne GTS Coupé vem equipado de fábrica com o pacote Sport Chrono com seletor de modos e Sport Response Button, a direção assistida Plus em função da velocidade e o sistema de assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro, incluindo uma câmara de marcha-atrás. O banco traseiro do Cayenne GTS Coupé foi concebido como banco único para dois passageiros. Em alternativa, está disponível o banco traseiro de três lugares já conhecido do Cayenne.
Opcionalmente, o Cayenne GTS Coupé está disponível com tejadilho em carbono com contorno. Este faz parte do pacote Sport de construção leve, que reduz significativamente o peso do veículo. Para além do tejadilho em carbono, que, por si só, reduz o peso do veículo em 21 kg em comparação com o teto panorâmico fixo em vidro equipado de série, as jantes de design GT de 22 polegadas são também um destaque visual do pacote Sport de construção leve. Graças à sua construção leve em alumínio com tecnologia de forjamento adotada do desporto motorizado, pesam cerca de dois quilos menos por roda do que as jantes de liga leve comparáveis da mesma dimensão. No interior, o pacote inclui as faixas centrais dos bancos em tecido com um padrão axadrezado clássico.