Puro desempenho, equipamento desportivo, grandes vantagens para o quotidiano

Porsche Panamera GTS: a berlina desportiva de luxo

Automóvel desportivo e berlina de luxo num só – assim é o Porsche Panamera. A gama diversificada da família Panamera inclui dois modelos particularmente desportivos: o Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo. Com o acionamento potente do motor V8 biturbo de quatro litros (353 kW/480 cv), os sistemas de chassis que acentuam a dinâmica, incluindo a suspensão pneumática adaptativa, e as caraterísticas específicas do design e do equipamento, reúnem todos os elementos num pacote Performance único. Como habitual no GTS, o equipamento de fábrica é bastante abrangente. A título de exemplo, o pacote Sport Design com detalhes em preto no exterior e amplas superfícies em Alcantara no interior é fornecido de série.

O grupo propulsor do Panamera GTS e do Panamera GTS Sport Turismo apresenta agora caraterísticas do motor atmosférico na otimização do motor V8 biturbo de quatro litros. Para tal, perseguiram-se dois objetivos: tornar a unidade nitidamente mais potente e, ao mesmo tempo, a experiência de condução típica do GTS ainda mais emocionante. As caraterísticas técnicas dominantes do motor de injeção direta de gasolina biturbo V8 são o Central Turbo Layout com turbocompressores situados no V interior, os injetores dispostos no centro da câmara de combustão, um circuito de óleo apropriado para pistas de corrida, um revestimento virtualmente sem desgaste das paredes dos cilindros e uma desativação dos cilindros.

O Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo proporcionam atualmente uma potência de 353 kW (480 cv) e 620 Nm. No entanto, para os condutores mais puristas, é provável que o principal foco seja a entrega de potência. A sua linearidade faz lembrar a de um motor atmosférico clássico: a potência aumenta continuamente até ser atingida a velocidade máxima.

A curva do binário diminui mais suavemente num intervalo de rotações elevado, para que o condutor possa sentir claramente o aumento de potência mesmo acima das 5500 rpm. Mesmo num intervalo de rotações médio, a curva do binário foi concebida para um aumento de potência muito constante. O resultado é uma linearidade na entrega de potência típica de automóveis desportivos puristas e até agora reservada a motores atmosféricos.

Com o seu sistema de escape desportivo equipado de série, o Panamera GTS produz um som altamente emocionante. Os silenciadores traseiros posicionados de forma assimétrica do sistema de escape desportivo contrariam a crescente absorção sonora no sistema de escape e a distorção do som resultante da sequência de ignição específica do V8. Desta forma, a pulsação específica dos gases de escape para criar o som é suportada e as caraterísticas do som tradicional do V8 ficam ainda mais proeminentes do que antes.

No geral, o aumento da potência para 353 kW (480 cv), as caraterísticas do motor atmosférico na entrega de potência e o som inconfundível do V8 realçam o forte caráter dos novos modelos Panamera GTS e garantem uma experiência de condução ainda mais emocionante. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é atingida em 3,9 segundos no modo Sport Plus. A berlina atinge os 200 km/h em 15,1 segundos e o Sport Turismo em 15,4 segundos. A velocidade máxima é atingida aos 300 ou 292 km/h (Sport Turismo).

O pacote Sport Chrono com Launch Control e seletor de modos, incluindo o Sport Response Button no volante multifunções, equipado de série nos modelos Panamera GTS, é perfeitamente adequado para utilização em pistas de corrida. O seletor de modos permite o acesso direto aos quatro modos de condução (Normal, Sport, Sport Plus e Individual) através de um seletor rotativo ergonomicamente posicionado no volante.

Tal como em todas as variantes Panamera, nos modelos GTS também é utilizada uma transmissão de embraiagem dupla com oito velocidades. De modo geral, o PDK de oito velocidades permite um aumento ideal da multiplicação e um consumo de combustível eficiente, para conforto e agilidade elevados, uma vez que a sétima e oitava velocidades foram concebidas como sobremarchas para redução do número de rotações. A velocidade máxima é alcançada com a sexta velocidade. O PDK de oito velocidades do Panamera efetua as mudanças sem interrupção do esforço de tração, uma vez que a velocidade seguinte já se encontra a aguardar para que possa ser ativada numa fração de segundos.

O Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo levam a sua potência para as estradas com o Porsche Traction Management (PTM) – a tração integral ativa com embraiagem de discos múltiplos regulada eletronicamente e controlada por diagrama característico. Com base na respetiva situação de condução, a embraiagem de discos múltiplos distribui a potência do motor sempre de forma ideal entre os eixos dianteiro e traseiro. Para tal, os sensores do PTM monitorizam constantemente as rotações das rodas, a aceleração longitudinal e lateral e o ângulo de viragem. O PTM aperfeiçoa o desempenho, tanto em piso seco como molhado ou com neve.

De forma análoga ao conceito geral do Panamera, o chassis dos modelos GTS também combina o conforto em viagem de uma berlina de luxo com o desempenho de um automóvel desportivo, no entanto, possui um design nitidamente dinâmico típico dos modelos GTS. A já conhecida suspensão a ar adaptável das outras variantes Panamera é instalada de série nos modelos GTS. Com a sua tecnologia de três câmaras, possibilita um controlo flexível e uma maior taxa de amortecimento. O chassi desportivo dos modelos GTS é rebaixado de série em 10 milímetros e o Porsche Active Suspension Management (PASM) implementado dispõe de um ajuste mais desportivo e mais específico, que se adequa aos requisitos de desempenho dos modelos GTS. O resultado são caraterísticas de condução com uma dinâmica lateral excecional.

Os travões de grandes dimensões com um diâmetro de 390 milímetros na dianteira e de 365 milímetros na traseira contribuem para a dinâmica longitudinal. Adicionalmente, o controlador de chassis integrado Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas do chassis em tempo real e otimiza, assim, a dirigibilidade. Opcionalmente, é possível otimizar ainda mais a dinâmica dos modelos Panamera GTS através de sistemas inovadores como a estabilização das oscilações da carroçaria Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) e o eixo traseiro direcional.

Os modelos GTS salientam o facto de serem automóveis desportivos da categoria das berlinas de luxo através do foco particularmente desportivo do design e do equipamento. O Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo são equipados de série com rodas de 20 polegadas com o design Panamera, pintadas em preto com um brilho acetinado.

A cor preta é também o motivo determinante do pacote Sport Design atualizado, fornecido de série com o Panamera GTS. As entradas de ar apelativas e texturizadas em preto acetinado brilhante e as "C-Blades" na cor do exterior realçam o aspeto distintivo. As embaladeiras Sport Design, também pintadas em preto acetinado brilhante, dão continuidade à linguagem de design GTS de uma forma elegante e desportiva.

O Panamera GTS está equipado de série com luzes traseiras em Exclusive Design escurecidas com a função dinâmica Coming Home/Leaving Home. A traseira distingue-se ainda pela secção inferior traseira Sport Design, pintada em preto acetinado brilhante com o painel difusor na cor do exterior. O sistema de escape desportivo, incluindo duas ponteiras de escape duplas em preto de alto brilho, realça o aspeto desportivo.

O Panamera também combina elevado conforto, a desportividade típica da Porsche e um design vanguardista com grande variedade no interior. Adicionalmente, os modelos GTS implementam detalhes particularmente desportivos e oferecem um equipamento de série especialmente abrangente. Os bancos desportivos elétricos adaptáveis de 18 posições com pacote Memory proporcionam ao condutor e aos passageiros um bom apoio lateral e conforto excecional. Os painéis centrais dos bancos são de Alcantara, tal como os apoios para os braços nas portas, as palas, o revestimento do teto e as colunas A, B e C. No equipamento de série, também se encontra o volante multifunções com aquecimento, forro em Alcantara, patilhas de mudanças e o seletor de modo do pacote Sport Chrono. O mostrador do conta-rotações está disponível em Vermelho Carmim ou Bege Giz. Com o pacote de interior GTS, é possível aperfeiçoar ainda mais o interior do automóvel. No pacote, estão incluídos os cintos de segurança, as inscrições bordadas nos apoios para a cabeça, bem como as costuras dos bancos e dos tapetes nas cores contrastantes de Carmim ou Giz.

Os modelos GTS oferecem todas as inovações da segunda geração Panamera. Estas incluem o Porsche Advanced Cockpit digital, sistemas de assistência como o Porsche InnoDrive, incluindo o Cruise Control, bem como o eixo traseiro direcional opcional. Como outro destaque, o GTS introduziu pela primeira vez um Head-up-Display para toda a gama Panamera. Este é personalizável e projeta a cores todas as informações de condução pertinentes diretamente no campo de visão do condutor.

As particularidades do Panamera GTS Sport Turismo

No Panamera GTS Sport Turismo, a linha do tejadilho mais elevada em comparação com a berlina desportiva facilita a entrada e a saída na traseira e garante mais espaço para a cabeça. O porta-bagagens beneficia da porta traseira com abertura ampla e acionamento elétrico equipada de série e da aresta do compartimento de carga com apenas 622 milímetros. Com carga até à extremidade superior dos bancos traseiros, o Panamera GTS Sport Turismo oferece um espaço de arrumação de 515 litros. Os encostos dos três bancos traseiros podem ser rebatidos em separado ou em conjunto na relação de 40:20:40. Desta forma, o espaço de arrumação aumenta para até 1384 litros.

A Porsche disponibiliza um sistema de gestão do compartimento de carga para o porta-bagagens do Panamera Sport Turismo como opção. O sistema variável para o transporte seguro de objetos de todos os tipos é composto por duas calhas de fixação integradas no piso do porta-bagagens, quatro olhais de amarração e uma rede de separação do porta-bagagens. Se for necessário carregar o computador portátil a caminho de um compromisso, é possível fazê-lo através da tomada de 230 volts fornecida a pedido que se encontra no compartimento de carga.

Tal como todos os modelos Sport Turismo, o Panamera GTS está equipado de série com um banco traseiro de três lugares. Dado que os dois lugares nas extremidades foram concebidos como bancos individuais, os bancos traseiros possuem uma configuração 2+1. É possível encomendar dois bancos individuais eletricamente ajustáveis para a traseira como opção.

Na categoria do Panamera Sport Turismo, o spoiler de tejadilho equipado de série é único. O seu ângulo de ataque é ajustável em três níveis, com base na situação de condução e no modo de condução selecionado, e gera uma força descendente adicional de até 50 quilogramas sobre o eixo traseiro. Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento defletor de ar, um dos componentes do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA), permanece na posição retraída, adaptando-se com um ângulo de menos sete graus à linha do tejadilho inclinada para trás. A partir dos 170 km/h, o spoiler de tejadilho comuta automaticamente para a posição Performance e aumenta a estabilidade de condução e a dinâmica lateral com um ângulo de ataque de mais um grau. Nos modos de condução Sport e Sport Plus, o spoiler do tejadilho comuta para esta posição a partir de uma velocidade de 90 km/h.



Porsche Cayenne GTS