Chassi

Comprometido com a dinâmica de condução

Da condução intransigentemente desportiva à confortável: o chassis do Taycan oferece uma grande amplitude de ajustes e permite escolher entre a condução precisa de um automóvel desportivo e o conforto nas viagens de longo curso de uma berlina. Conceção básica: na dianteira, a Porsche opta por um eixo com braços transversais duplos, que conta com braços transversais forjados de alumínio e rolamentos oscilantes de peso reduzido de alumínio vazado. No eixo traseiro, a suspensão está a cargo de um eixo multilink com braços transversais superiores forjados em alumínio e braços transversais inferiores de alumínio vazado.

A suspensão pneumática nova, juntamente com a suspensão adaptativa de série, com função Smart Lift, permitem que o Taycan seja programado de forma a ser elevado automaticamente em determinadas posições recorrentes, como as lombas das faixas de rodagem ou as entradas de garagem.

Porsche 4D Chassis Control: centro de comando inteligente

Para o chassis do Taycan, a Porsche usa um sistema de controlo central interligado. O 4D Chassis Control analisa a situação de condução atual de forma centralizada, nas três dimensões (aceleração longitudinal, transversal e vertical) e, com base nisso, calcula as condições de condução e disponibiliza dados em tempo real em todos os sistemas do chassis – a quarta dimensão do controlo do chassis. Deste modo, os sistemas atuam de forma integrada sobre a situação de condução iminente.

PASM: análise e sincronização em tempo real

O ajuste eletrónico dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (PASM) está disponível de série. O sistema reage ao estado da faixa de rodagem e ao estilo de condução, e regula continuamente a suspensão de cada roda individual com base nestes dados. Por norma, estão disponíveis quatro modos de condução: “Range”, “Normal”, “Sport” e “Sport Plus” (para detalhes, consulte o capítulo Grupo propulsor).

E é assim que funciona o PASM: sensores captam os movimentos da carroçaria que ocorrem durante as acelerações e travagens fortes, nas curvas rápidas ou sobre pisos irregulares. O PASM envia os dados obtidos para o Porsche 4D Chassis Control. Este centro de comando calcula as condições de condução atuais e regula as curvas características dos amortecedores e as taxas de amortecimento em função do modo selecionado. Através da suspensão pneumática com tecnologia de três câmaras, é possível ativar diferentes volumes da suspensão pneumática numa questão de milésimos de segundos. Graças ao 4D Chassis Control, também os parâmetros de regulação dos outros sistemas de chassis eletrónicos estão afinados. Resultado percetível: um aumento da estabilidade de condução, do desempenho e do conforto.

Em vez do amortecedor de tubo duplo geralmente utilizado, o Taycan conta com um amortecedor de tubo único. Este não só é mais leve, como também oferece uma maior amplitude entre conforto e desportividade, para além de uma melhor capacidade de resposta.

Suspensão pneumática adaptativa: agora com função Smart Lift

A suspensão pneumática com tecnologia de três câmaras do Taycan permite uma grande amplitude das taxas de amortecimento. Desta forma, o chassis pode ser regulado para uma taxa de amortecimento de base baixa, usufruindo assim duma regulação confortável. Assim que for necessário, a taxa de amortecimento é adaptada eletronicamente numa questão de milésimos de segundos – por exemplo, durante as acelerações e travagens. O adornamento é reduzido através da comutação de volume.

A suspensão pneumática nova, juntamente com a suspensão adaptativa de série, com função Smart Lift, permitem que o Taycan seja programado de forma a ser elevado automaticamente em determinadas posições recorrentes, como as bermas das faixas de rodagem ou as entradas de garagem. A função Smart Lift também pode influenciar ativamente a altura do veículo durante as viagens em autoestrada e ajustar o nível do veículo para uma configuração que combine da melhor forma possível a eficiência e o conforto de condução.

A suspensão pneumática oferece ainda as vantagens conhecidas de uma regulação de nível. Estas incluem a manutenção da altura do veículo igual ou pretendida, independentemente do estado de carga. Além disso, a superfície frontal pode ser reduzida em dois níveis por meio de rebaixamento, otimizando assim a autonomia. Para além do nível normal, estão ainda disponíveis três níveis adicionais, dependendo dos modos de condução. Nos modos “Range” e “Sport Plus”, por regra, o chassis encontra-se no nível mais baixo (menos 22 mm):

  • o nível de elevação levanta o chassis 20 mm, por exemplo, para evitar que o spoiler dianteiro roce no piso nas entradas de garagens subterrâneas. Este nível pode ser selecionado até uma velocidade de 30 km/h.
  • A partir de uma velocidade de 90 km/h, o Taycan é rebaixado 10 mm.
  • Ao atingir os 180 km/h, a carroçaria é automaticamente rebaixada, ao todo, 22 mm para melhorar a estabilidade e a aerodinâmica do veículo a altas velocidades.

Estabilização ativa das oscilações da carroçaria PDCC Sport: ágil e eficiente

O sistema de estabilização ativa das oscilações da carroçaria Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), disponível como equipamento opcional, funciona com estabilizadores eletromecânicos. Se necessário, o sistema reage em apenas 200 milésimos de segundo, caso os estabilizadores tenham de ficar mais rígidos, para evitar o adornamento da carroçaria. Deste modo, o PDCC é para cima de 30% mais rápido do que os outros sistemas equiparáveis que utilizem atuadores hidráulicos. Outra vantagem consiste no reduzido consumo energético do sistema, o que é de elevada importância especialmente para veículos elétricos, permitindo otimizar a autonomia elétrica.

Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus): resposta mais ágil da direção

O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) opcional utiliza um bloqueio do diferencial de controlo eletrónico no eixo traseiro para uma distribuição variável do binário de propulsão entre as rodas traseiras. Por um lado, é possível gerar uma taxa de guinada adicional no eixo traseiro através de uma travagem seletiva da roda do lado interior da curva. Isto contribui para que o veículo tenha uma resposta ainda mais ágil da direção. Por outro lado, melhora a tração, bloqueando seletivamente o diferencial nas acelerações à saída das curvas.

Eixo traseiro direcional: maior precisão da direção e maior facilidade de manobra

Um eixo traseiro direcional está disponível como opção. Este faz aumentar ainda mais o conforto, a segurança de condução e a dinâmica de condução. O veículo efetua as viragens sem quaisquer atrasos e gera uma aceleração transversal muito mais rapidamente no eixo traseiro. O resultado é uma precisão ainda mais impressionante da direção.

A velocidades baixas de até aprox. 50 km/h, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras. A ângulo de viragem depende da velocidade de condução e é de 2,8°, no máximo. Este encurtamento virtual da distância entre eixos ocasiona uma resposta da direção mais dinâmica nas curvas. Ao mesmo tempo, facilita as manobras, uma vez que o raio de viragem é encurtado em aprox. 60 cm para 11,2 m. Além disso, o Taycan com eixo traseiro direcional está automaticamente equipado com a direção assistida Plus com uma maior assistência à força de direção a velocidades reduzidas.

A velocidades superiores a aprox. 50 km/h, as rodas traseiras passam a virar no mesmo sentido das do eixo dianteiro, em função da velocidade. Resultado: um aumento virtual da distância entre eixos e, por conseguinte, uma maior estabilidade de condução, por exemplo, nas mudanças de faixa de rodagem na autoestrada.

Travões: sistemas de alto desempenho com materiais cerâmicos

No caso do travão de alto desempenho Porsche Surface Coated Brake (PSCB), a potência de travagem e a resistência ao desgaste são aumentadas devido à camada de carboneto de tungsténio aplicada sobre os discos de travão em ferro fundido cinzento. Ao mesmo tempo, é reduzida a sujidade nas jantes criada pelo pó de travagem. Para os veículos elétricos, o PSCB é especialmente interessante. Uma vez que, dependendo do estilo de condução, o travão convencional é usado com menor frequência devido à regeneração, o PSCB assegura discos de travão sempre brilhantes graças à sua alta resistência à corrosão.

O Porsche Ceramic Composite Break (PCCB) é um sistema topo de gama. O tamanho dos discos de travão mais leves de compósito cerâmico é de 420 ou 410 mm nos eixos dianteiro e traseiro, respetivamente.

Graças ao sistema de travagem combinada, o comportamento e a sensação de travagem mantêm-se inalterados – independentemente de a bateria estar fria ou quente, carregada ou descarregada.

Segue-se uma visão geral dos sistemas de travões de série:

Taycan Sistema de travões Cor das pinças de travão Diâmetro (mm) eixo dianteiro Número de êmbolos no eixo dianteiro Diâmetro (mm) eixo traseiro Número de êmbolos no eixo traseiro
Taycan Disco de travão de ferro fundido cinzento Preto 360 mm 6 358 mm 4
4S Disco de travão de ferro fundido cinzento Vermelho 360 mm 6 358 mm 4
Turbo Porsche Surface Coated Brake (PSCB) Branco 410 mm 6 365 mm 4
Turbo S Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) Amarelo 420 mm 10 410 mm 4

Rodas: três tamanhos, muitos designs

O programa de rodas inclui os tamanhos 19 (série Taycan e Taycan 4S), 20 (série Taycan Turbo) e 21 polegadas (série Taycan Turbo S). Os pneus de verão das rodas de 19 e 20 polegadas (dianteiros 245/45 R 20, traseiros 285/40 R 20) são otimizados para a autonomia. Os pneus das rodas de 21 polegadas (dianteiros 265/35 R 21, traseiros 305/30 R 21) são orientados para o desempenho.

Todas as rodas foram otimizadas a nível de aerodinâmica. Além das diferentes pinturas, por exemplo em Ouro Acetinado ou Preto Jet Metalizado, o veículo também pode ser personalizado com as rodas de design exclusivo com Aeroblades em carbono.



Segurança passiva
Porsche Charging Planner