Carregamento

Rápido, confortável, inteligente e em qualquer lugar

Para além do fabrico de veículos fascinantes, uma infraestrutura de carregamento amiga do cliente e soluções inteligentes de carregamento são as chaves para o sucesso da eletromobilidade. Um ponto de destaque especial é o Porsche Destination Charging exclusivo. Nestes, os clientes com veículos BEV e PHEV podem carregar o seu Porsche em destinos de topo. Entretanto, este programa conta já com mais de 1800 postos de carregamento de corrente alterna (CA) em mais de 50 países, por exemplo, em hotéis, aeroportos, museus, centros comerciais, clubes desportivos e marinas selecionados. Está em curso a ampliação desta oferta.

Em casa, os condutores de um Taycan podem carregar o seu veículo de série com até 11 kW de corrente alternada (CA). Um novo equipamento opcional disponível é o carregador de bordo de 22 kW. Este permite que a bateria seja carregada com cerca do dobro da velocidade do que com o carregador de série de 11 kW de corrente alternada. Esta opção está disponível desde o final de 2020.

Durante as viagens, os condutores de um Taycan podem tirar proveito da estratégia inteligente de climatização para a bateria. Desta forma, as baterias podem ser carregadas com correntes mais altas (corrente contínua, CC) e, por conseguinte, muito rapidamente: bastam cinco minutos para ter energia suficiente para uma autonomia de até 100 km (de acordo com o WLTP). Sob condições ideais, o tempo de carregamento de 5 a 80% de SoC (State of Charge/estado de carga da bateria) numa coluna de carregamento de 800 V é de 22,5 minutos; a potência máxima de carregamento (pico) é de até 270 kW.

Sob condições ideais, o tempo de carregamento de 5 a 80% de SoC (State of Charge/estado de carga da bateria) com a bateria Performance numa coluna de carregamento de 800 V também é de 22,5 minutos; a potência máxima de carregamento (pico) é de até 225 kW. Sob estas condições, o carregamento para uma autonomia de 100 km é de 5,5 minutos.

O Taycan possui tomadas de carregamento por detrás de tampas em ambos os painéis laterais dianteiros da carroçaria. Em ambos os lados, é possível carregar com corrente alternada, e do lado direito, adicionalmente, com corrente contínua (dependendo da região). Opcionalmente, as tomadas podem ser providas de tampas de carregamento elétricas para proteção contra os elementos atmosféricos. Mesmo em condições de muita geada, o carregamento funciona graças à pequena ponta quebra-gelo. Esta solta as crostas de gelo, desobstruindo assim o acesso à tampa. A abertura é efetuada através de gestos manuais. Em alternativa, as tampas de carregamento elétricas podem ser abertas a partir do interior através da unidade de controlo da consola central.

Para o carregamento nas colunas de 400 V, um carregador de bordo de CC com 50 kW ou 150 kW (dependendo do país) vem instalado de série. Além disso, vem instalado de série um carregador de bordo de 11 kW, ou opcionalmente de 22 kW, para o carregamento com corrente alternada. Assim, a bateria é totalmente carregada em cerca de nove horas.

A Porsche oferece ainda o seguinte equipamento de carregamento:

  • O Porsche Mobile Charger Connect permite carregar o Taycan rápida e confortavelmente com até 11 kW em casa, durante a noite.
  • Com o Porsche Mobile Charger Plus portátil de 3 kg, é possível carregar o Taycan em casa ou em viagem, com um máximo de 11 kW.
  • Cabo Mode 3: cabo de carregamento para utilização nas colunas de carregamento de corrente alternada públicas.
  • Home Energy Manager (HEM): Esta central de comando inteligente pode ser integrada na rede elétrica doméstica por um eletricista e assegura um carregamento sem problemas e com toda a conveniência, a partir de casa. O Home Energy Manager consegue otimizar o processo de carregamento no que diz respeito à potência, tempo, custos e fontes de energia. Ele contribui para a potência máxima de carregamento, considerando a potência individual da rede doméstica.
  • Durante o carregamento otimizado com corrente doméstica com o HEM, é possível carregar seletivamente com a energia solar doméstica do cliente. Quando atingida a carga mínima, livremente configurável da bateria, passa a ser utilizada apenas a energia solar doméstica armazenada.
  • Durante o carregamento otimizado em termos custos, é possível otimizar o processo de carga, considerando diferentes parâmetros (por exemplo, hora de partida, SoC-alvo, etc.). Para o efeito, são necessárias informações (dependendo do país) do fornecedor de energia elétrica e uma medição cronometrada (por exemplo, Smart Meter).

Para o carregamento, o Porsche Charging Service permite o acesso a postos de carregamento de diferentes operadoras no mundo inteiro. A faturação central é realizada pela Porsche. Atualmente, existem mais de 135 000 postos de carregamento em mais de 20 países europeus. Para além disso, a Porsche apoia a criação de uma infraestrutura de carregamento rápido a nível mundial, em parte, juntamente com parceiros:

  • nas cidades-piloto de Xangai, Pequim, Tóquio, Osaka, Nagoia e Londres, o Porsche Charging Service oferece aos clientes a possibilidade de carregar o seu veículo em quatro postos de carregamento rápido nas localidades selecionadas (High Power Charging).
  • Além disso, através da joint venture Ionity – juntamente com a Audi, BMW, Daimler, Ford e Hyundai – a Porsche está a criar parques de carregamento rápido com 350 kW em mais de 400 localidades europeias.
  • Toda a rede de concessionários Porsche também será equipada com postos de carregamento rápido de 800 V.
  • Na América do Norte, a iniciativa do grupo VW Electrify America oferece opções de carregamento com até 350 kW em 300 estações de serviço de autoestrada.
  • E a Electrify Canada, uma subsidiária da Electrify America, também está em vias de desenvolver a infraestrutura de carregamento rápido para assegurar a mobilidade de longo curso nas autoestradas.
  • A Charging as Mobility Service (CAMS) é uma joint venture do grupo Volkswagen. O objetivo é a criação de cerca de 4000 carregadores de CC em 20 metrópoles chinesas.
  • A Porsche está a impulsionar a criação de uma infraestrutura de carregamento em mercados selecionados, com corredores de carregamento rápido construídos pontualmente, tanto por iniciativa própria como em conjunto com parceiros.


Bateria
Segurança passiva