O tablier purista do 911 original de 1963 serviu de inspiração. O objetivo consistia em trazê-lo para a modernidade. Com a sua estruturação clara e uma arquitetura totalmente nova, o cockpit representa o início de uma nova era. Este está claramente focado no condutor. O tablier tem um design limpo, reduzido e altamente moderno. A operação pode ser efetuada rapidamente e sem distrações. O painel de instrumentos independente e curvo forma o maior ponto de destaque no tablier. Isto contribui para um destaque claro do lado do condutor e todos os instrumentos necessários ficam no seu campo de visão.
O painel de instrumentos inovador é composto por um display curvo de 16,8 polegadas com a típica forma arredondada da Porsche. A ausência de uma protuberância garante um visual mais esguio e moderno, em estilo semelhante ao dos smartphones e tablets. O condutor pode escolher entre quatro tipos de visualização no painel de instrumentos:
- No modo “Medidor de Potência”, são evocados os instrumentos redondos típicos da Porsche. Este tipo de visualização assegura uma legibilidade rápida graças à estruturação clara das informações. Um Medidor de Potência substitui o conta-rotações no instrumento redondo central.
- No modo “Mapa”, o Medidor de Potência central é substituído por uma representação de mapa.
- O modo “Mapa ampliado” prescinde intencionalmente dos instrumentos redondos. Em vez destes, é possível visualizar um mapa de navegação em ecrã total.
- A vista “Reduzida” limita-se a apresentar as informações essenciais relevantes para a condução, como a velocidade, os sinais de trânsito e as indicações de navegação, na forma de uma seta reduzida.
- A vista opcional “Assistente de visão noturna” coloca este assistente no foco de visualização.
Além disso, existem pequenas áreas táteis nas bordas do ecrã para o comando das funções de iluminação e chassis. Deste modo, o painel de instrumentos é mais largo do que o volante e assemelha-se ao 911 original.
Também passa a estar disponível um Head-Up-Display a cores como opção. Este projeta informações relevantes diretamente no campo de visão do condutor. O display está subdividido na área de visualização principal, área de estado, assim como na área de visualização de conteúdos temporários. Estes incluem, por exemplo, chamadas ou ordens do comando de voz. Para além disso, as visualizações da navegação, do Medidor de Potência ou de uma vista personalizada pelo condutor estão disponíveis como Presets, como são chamados.
O volante tem um visual simples, estando disponível em duas versões: além do volante desportivo multifunções em pele, que pode ainda ser personalizado com elementos coloridos aplicados do pacote de elementos de destaque, a Porsche oferece opcionalmente o volante desportivo multifunções GT em Race-Tex. Este foi concebido de maneira marcante, com as cabeças dos parafusos visíveis, e possui o seletor de modos redondo típico da Porsche, que permite escolher entre os diferentes modos de condução.
As partes superior e inferior do tablier estendem-se como asas em toda a largura do veículo. Um display de infoentretenimento central de 10,9 polegadas e um display adicional opcional para o passageiro da frente estão combinados ininterruptamente numa faixa de vidro em ótica Black Panel, fundindo-se visualmente com o interior.
Todas as interfaces de comando foram redesenhadas de raiz
Regra geral, a quantidade dos elementos de comando de hardware clássicos, tais como interruptores ou botões, foi amplamente reduzida. Em vez disso, o comando passa agora a ser inteligente e intuitivo – por operação de toque ou com o comando de voz, que responde ao comando “Hey Porsche”.
Todas as configurações do veículo Taycan, como, por exemplo, o Porsche Active Suspension Management (PASM), podem ser definidas facilmente no ecrã central mediante acesso direto. Através do ecrã inicial bem estruturado e personalizável, o condutor consegue aceder rapidamente a todas as aplicações. Estas incluem Navegação, Telefone, Multimédia, Conforto, assim como Porsche Connect. Com o comando de voz otimizado, o condutor consegue aceder ainda mais rapidamente à função pretendida. Pela primeira vez, também o passageiro da frente terá opcionalmente ao dispor um display tátil no Taycan, que lhe permitirá fazer ajustes de forma confortável, sem distrair o condutor.
A consola central ascendente reforça a sensação de uma posição de assento baixa e desportiva, como se espera de um Porsche. Esta consola conta com um painel de comando tátil generoso de 8,4 polegadas, com feedback tátil. Este permite configurar diretamente a climatização. Para além disso, uma função de reconhecimento de escrita à mão permite a introdução rápida de endereços.
Todos os pormenores foram reduzidos ao essencial. Tal como o Porsche 918 Spyder, o Taycan não possui uma alavanca seletora clássica, mas antes um seletor de sentido de marcha no painel de instrumentos. Isto contribui para a organização da consola central e deixa espaço livre para compartimentos de arrumação. Essa redução ao essencial e a abordagem clara também são visíveis nas saídas de ar. Elas foram completamente modernizadas e dispõem de um comando intuitivo. As aletas mecânicas clássicas pertencem ao passado. O fluxo de ar é regulado de forma digital e completamente automática (Virtual Airflow Control). Com um toque no menu de climatização, é possível alternar entre as funções “Focado” e “Difuso”, para uma climatização direta e uma climatização indireta, sem correntes de ar, respetivamente. Se optar pelo sistema de climatização automático de quatro zonas (Advanced Climate Control), a sua operação nos lugares traseiros é realizada através de um painel de comando tátil adicional de 5,9 polegadas com feedback tátil.
Numerosas possibilidades de personalização e conceitos de materiais inovadores
O conceito de cores e materiais do Taycan permite personalizar o equipamento – do tradicional ao sustentável e moderno. De série, o Taycan vem com um equipamento parcialmente em couro, assim como bancos conforto com ajuste elétrico em 8 vias à frente. Também se encontra disponível uma versão em pele, assim como uma em pele “Club” OLEA, cuja coloração é feita de forma sustentável com folhas de oliveira. Uma impressão especial “cloud printing” realça a alta qualidade natural da pele. Uma novidade é o equipamento completamente leather-free, com superfícies de textura moderna. Neste caso, é aplicado o material Race-Tex. Este material de microfibras de alta qualidade é parcialmente composto por fibras de poliéster recicladas. As emissões de CO2 geradas durante a sua produção são 80% inferiores às da produção de materiais convencionais. No revestimento do piso, são usadas fibras recicladas, denominadas de fios Econyl®, que são fabricadas a partir de redes de pesca reutilizadas, entre outros materiais, num processo de fabrico inovador.
Os clientes dispõem de inúmeras possibilidades de configuração do seu Taycan, tanto para o exterior como para o interior, de caráter tradicional ou moderno. No interior, são os destaques e os elementos decorativos que sublinham o amor ao detalhe. Estes satisfazem as elevadas exigências de qualidade dos materiais e do processamento, típicas da Porsche. Exclusivamente para o interior do Taycan, encontram-se disponíveis as cores Preto/Bege Giz, Amora, Bege Atacama e Castanho Meranti. Adicionalmente, o cliente pode selecionar contrastes especiais para o interior através do pacote de destaques opcional. Pode escolher entre Preto mate, Cinzento-escuro ou Neodímio, um tom de champanhe elegante. As portas e consolas centrais incluem os elementos decorativos em madeira, carbono mate, alumínio texturizado ou tecido.
Além das numerosas inovações, há mais um detalhe que não pode faltar num Porsche. De maneira análoga ao canhão da ignição dos modelos convencionais da Porsche, o botão Power situa-se à esquerda, atrás do volante.