Com o novo Taycan, a Porsche apresenta a quarta versão da sua primeira berlina desportiva totalmente elétrica, seguindo-se ao Taycan Turbo S, Taycan Turbo e Taycan 4S. Este modelo dispõe de tração traseira e está disponível com dois tamanhos de bateria diferentes: com a bateria Performance de série, o novo modelo de entrada na gama tem um overboost com Launch Control de até 300 kW (408 cv) e, com a bateria Performance Plus opcional, de até 350 kW (476 cv). A potência nominal é de 240 kW (326 cv) ou 280 kW (380 cv) respetivamente.
Enquanto representante mais recente da família de modelos, o Taycan dispõe logo de partida das novidades introduzidas nas outras variantes com a viragem do ano de modelos. Deste modo, a função Plug & Charge permite o carregamento e pagamento confortáveis, sem cartão ou aplicação: Assim que o cabo de carregamento estiver encaixado, o Taycan comunica de forma encriptada com o posto de carregamento compatível com a função Plug & Charge. Em seguida, o processo de carregamento inicia-se automaticamente. O mesmo se aplica ao pagamento.
Tal como nas outras variantes, também se encontram disponíveis como equipamento opcional o Head-Up Display a cores e o carregador de bordo com uma potência de carregamento de até 22 kW. Com as Functions on Demand (FoD), os condutores de um Taycan podem adquirir ou subscrever temporariamente diversas funções de conforto e assistência em função da necessidade. Isto também funciona posteriormente à compra e à configuração inicial do automóvel desportivo. Graças à ativação online, a ida à oficina não é necessária. Atualmente, isto é possível com as funções Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), direção assistida Plus, manutenção ativa na faixa de rodagem e Porsche InnoDrive.
Duas baterias à escolha
De série, está instalada uma bateria Performance de um andar, com uma capacidade bruta de 79,2 kWh. Opcionalmente, encontra-se disponível a bateria Performance Plus de dois andares. A sua capacidade bruta é de 93,4 kWh. Segundo o WLTP, a autonomia é de até 431 ou 484 km.
O Taycan vai dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos com ambas as variantes. A velocidade máxima de 230 km/h também é igual com as duas variantes. A potência de carregamento máxima é de até 225 kW (bateria Performance) ou de até 270 kW (bateria Performance Plus). Desta forma, bastam 22,5 minutos para carregar ambas as baterias de 5 a 80%. Assim, passados cerca de cinco minutos, o veículo já tem energia suficiente para percorrer mais 100 km.
Sistema de propulsão inovador e prestações dinâmicas
Valores de aceleração impressionantes, capacidade de tração típica de um automóvel desportivo e potência excecional sempre disponível – também o novo modelo de entrada na gama desta série dispõe destes pontos fortes.
Com o seu comprimento ativo de 130 mm, o motor síncrono de excitação permanente no eixo traseiro tem o mesmo comprimento que o respetivo componente de propulsão do Taycan 4S. O inversor de impulsos no eixo traseiro tem uma amperagem de até 600 A.
Para além do motor síncrono de excitação permanente, a arquitetura de propulsão no eixo traseiro conta com uma transmissão de duas velocidades. Tal como nos outros modelos, os pontos de destaque incluem a gestão inteligente de carregamento, assim como a aerodinâmica excecional. Com um valor Cx a partir de 0,22, esta contribui significativamente para um menor consumo de energia e, assim, para uma maior autonomia. A potência de regeneração máxima é de 265 kW.
Design exterior purista com ADN Porsche
Com o seu design claro e purista, o Taycan assinala o início de uma nova era. Para além disso, conta com o inconfundível ADN de design da Porsche. Visto de frente, este automóvel desportivo elétrico tem uma aparência particularmente larga e plana, com guarda-lamas acentuados. Os contornos são determinados pela linha de tejadilho descendente no sentido da traseira, com pendor desportivo. Também são características as laterais esculpidas de maneira acentuada. O habitáculo estreito, um pilar C extremamente recolhido e os ombros largos dos guarda-lamas realçam a traseira robusta, típica da marca. Somam-se a isso ainda os elementos inovadores, como a inscrição Porsche em ótica de vidro. Esta está integrada na faixa luminosa na traseira.
Para distinguir o Taycan dos restantes modelos da família, está equipado com rodas Taycan Aero de 19 polegadas otimizadas a nível aerodinâmico e pinças de travão anodizadas em preto. A secção inferior da dianteira, as embaladeiras, assim como o difusor traseiro em preto correspondem aos componentes do Taycan 4S. Os faróis principais LED vêm equipados de série.
Design interior único
Com a sua estruturação clara e uma arquitetura totalmente nova, em 2019, o cockpit do Taycan representou o início de uma nova era. O painel de instrumentos independente e curvo forma o maior ponto de destaque no tablier. Isto contribui para um destaque claro do lado do condutor. Outros elementos são um display de infoentretenimento central de 10,9 polegadas e um display opcional para o passageiro da frente.
De série, o Taycan vem com um equipamento parcialmente em couro, assim como bancos conforto com ajuste elétrico de 8 vias à frente. Estão disponíveis duas bagageiras: O compartimento dianteiro tem um volume de 84 litros e o traseiro de até 407 litros.
No Taycan, a Porsche oferece, pela primeira vez, uma versão de equipamento totalmente sem couro. Os equipamentos no interior fabricados em material reciclado inovador realçam a sustentabilidade do automóvel desportivo elétrico.
Sistemas de chassis com interligação central
Para o chassis do Taycan, a Porsche usa um sistema de controlo central interligado. O controlador de chassis integrado Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas de chassis em tempo real. Tanto a suspensão em aço de série do Taycan como a suspensão pneumática adaptativa opcional com tecnologia de três câmaras são complementadas com a regulação eletrónica dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management).
Para além disso, a suspensão pneumática adaptativa está equipada com uma função Smart Lift. Deste modo, o Taycan pode ser programado de forma a elevar automaticamente o nível do veículo em determinados locais recorrentes, como as lombas de abrandamento ou entradas de garagem. A função Smart Lift também pode influenciar ativamente a altura do veículo durante as viagens em autoestrada e ajustar o nível do veículo para uma configuração que combine, da melhor forma possível, a eficiência e o conforto de condução.
De série, o Taycan dispõe de travões de pinças fixas monobloco em alumínio com seis êmbolos à frente e de travões de pinças fixas monobloco em alumínio com quatro êmbolos atrás. Os discos de travão ventilados têm um diâmetro de 360 mm à frente, e de 358 mm atrás. As pinças de travão são anodizadas em preto.
Outro equipamento opcional é o travão de alto desempenho Porsche Surface Coated Brake (PSCB). Os seus discos de travão têm um diâmetro de 410 mm ou de 365 mm (eixo dianteiro/traseiro).
Ano de sucesso para o Taycan
A Porsche chegou à era 100% elétrica com sucesso: Em 2020, cerca de 20 000 Taycan foram entregues aos clientes. Atualmente, 70% dos modelos Porsche vendidos na Noruega são Taycan. Foi lá que, no início de novembro, o milésimo Taycan passou para as mãos do cliente. O volume de vendas de veículos Porsche mais do que duplicou na Noruega. Para além disso, o automóvel desportivo elétrico já recebeu cerca de 50 prémios internacionais – sobretudo nos mercados principais na Alemanha, EUA, Grã-Bretanha e China. Acresce que o Taycan com tração traseira é o orgulhoso detentor do Guinness World Record™ do drift mais longo com um veículo elétrico: percorreu precisamente 42,171 km ininterruptos sem que as rodas da frente apontassem alguma vez na mesma direção da curva.
O Taycan com tração traseira estará disponível nos concessionários a partir de meados de 2021. Na Alemanha, os preços começam nos 83 520 €, incl. IVA.