Porsche Taycan

Novo modelo de entrada na gama vem ampliar a família de modelos Taycan

Com o automóvel desportivo de propulsão puramente elétrica Taycan, a Porsche deu entrada numa nova era em 2019. A berlina desportiva de quatro portas representa um pacote único de desempenho típico da marca, conectividade e aptidão para o uso no dia-a-dia. Igualmente, os métodos de produção moderníssimos e a substância do Taycan estabelecem novos padrões nas áreas de sustentabilidade e digitalização.

A partir de meados de março de 2021, o novo Taycan completará a gama de modelos desta berlina desportiva, seguindo-se ao Taycan Turbo S, Taycan Turbo e Taycan 4S. O novo modelo de entrada na gama dispõe de tração traseira e está disponível com dois tamanhos de bateria diferentes, oferecendo uma potência de até 300 kW (408 cv), com a bateria Performance, ou de até 350 kW (476 cv)1), com a bateria Performance Plus. A potência nominal é de 240 kW (326 cv) ou 280 kW (380 cv).

Uma família de grande sucesso

A Porsche chegou à era 100% elétrica com sucesso: Em 2020, a Porsche forneceu cerca de 20 000 Taycan aos seus clientes no mundo inteiro.2 Atualmente, 70% dos modelos Porsche vendidos na Noruega são Taycan. Foi lá que, no início de novembro, o milésimo Taycan passou para as mãos do cliente. O volume de vendas de veículos Porsche mais do que duplicou na Noruega. Para além disso, o automóvel desportivo elétrico já recebeu quase 50 prémios internacionais, sobretudo nos mercados principais na Alemanha, EUA, Grã-Bretanha e China. Acresce que o Taycan com tração traseira é o orgulhoso detentor do Guinness World Record™ do drift mais longo com um veículo elétrico: percorreu precisamente 42,171 km ininterruptos sem que as rodas da frente apontassem alguma vez na mesma direção da curva.

Com a mudança de model year, muitas mudanças chegaram ao Porsche Taycan. Entre estas: a nova função Plug & Charge3, que permite o carregamento e pagamento confortáveis, sem cartão ou aplicação. Assim que o cabo de carregamento estiver encaixado, o Taycan comunica de forma encriptada com o posto de carregamento compatível com a função Plug & Charge. Em seguida, os processos de carregamento e pagamento iniciam-se automaticamente. Como pré-requisito, é necessário ter um contrato de carregamento, por exemplo, com o Porsche Charging Service.

Outras novidades são: as funções do veículo por subscrição flexível (Functions on Demand, FoD), que são instaladas “Over-the-air” no veículo, um Head-Up-Display a cores e um carregador de bordo com uma potência de carga de até 22 kW. Futuramente, a suspensão pneumática adaptativa disporá de uma função Smart Lift de série.

Sistemas de propulsão inovadores e prestações dinâmicas

Valores de aceleração de tirar o fôlego, capacidade de tração típica de um automóvel desportivo e potência excecional sempre disponível – todos os Taycan têm isso tudo. Segue-se uma vista geral dos dados técnicos de todos os modelos Taycan:

Com o seu comprimento ativo de 130 mm, o motor síncrono de excitação permanente no eixo traseiro do novo Taycan tem o mesmo comprimento que o respetivo componente de propulsão do Taycan 4S. O motor do Turbo e do Turbo S tem um comprimento de 201 mm. O que todos os modelos têm em comum é a transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, sendo este um dos pontos de destaque da arquitetura de propulsão.

A partir do Taycan 4S, todos os modelos estão equipados de série com dois motores síncronos de excitação permanente nos eixos dianteiro e traseiro, ou seja, com tração integral. O inversor de impulsos instalado no Taycan 4S e no Taycan Turbo tem uma amperagem de 300 A (Taycan Turbo S: 600 A) no eixo dianteiro e, por regra, de até 600 A no eixo traseiro.

Com um valor Cx a partir de 0,22, a aerodinâmica contribui significativamente para um menor consumo de energia e, assim, para uma maior autonomia.

Design exterior purista com ADN Porsche

Com o seu design claro e purista, o Taycan assinala o início de uma nova era. Para além disso, conta com o inconfundível ADN de design da Porsche. Visto de frente, este automóvel desportivo elétrico tem uma aparência particularmente larga e plana, com guarda-lamas acentuados. Os contornos são determinados pela linha de tejadilho descendente no sentido da traseira, com pendor desportivo. Também são características as laterais esculpidas de maneira acentuada. O habitáculo estreito, um pilar C extremamente recolhido e os ombros largos dos guarda-lamas realçam a traseira robusta, típica da marca. Somam-se a isso ainda os elementos inovadores, como a inscrição Porsche integrada na faixa luz na traseira.

Design interior exclusivo com faixa larga para o ecrã

Com a sua estruturação clara e uma arquitetura totalmente nova, em 2019, o habitáculo também representou o início de uma nova era. O painel de instrumentos independente e curvo forma o ponto mais alto no tablier. Isto contribui para um destaque claro do lado do condutor. Um display de infoentretenimento central de 10,9 polegadas e um display adicional opcional para o passageiro da frente estão combinados ininterruptamente numa faixa de vidro em ótica Black Panel. Também passa a estar disponível um Head-Up-Display a cores, mediante pedido.

Estão disponíveis duas bagageiras: O compartimento dianteiro tem um volume de 84 litros e o traseiro de até 407 litros.

No Taycan, a Porsche oferece, pela primeira vez, uma versão de equipamento totalmente leather-free. Os acabamentos no interior fabricados em material reciclado inovador realçam a sustentabilidade do automóvel desportivo elétrico.

Sistemas de chassis com interligação central

Para o chassis do Taycan, a Porsche usa um sistema de controlo central interligado. O controlador de chassis integrado Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas de chassis em tempo real. Uma suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras, incluindo a regulação eletrónica dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management), está disponível de série no Taycan 4S, Taycan Turbo e Taycan Turbo S. O novo Taycan pode ser equipado com a suspensão pneumática no lugar da suspensão com molas de aço.

A suspensão pneumática inclui uma função Smart Lift, de série. Deste modo, o Taycan pode ser programado de forma a elevar automaticamente o nível do veículo em determinadas posições recorrentes, como as lombas das faixas de rodagem ou entradas de garagem.

Upgrade flexível após a compra com o serviço Functions on Demand (FoD)

Com o FoD, os condutores de um Taycan podem adquirir diferentes funções de conforto e assistência em função da necessidade. O que tem de especial: também funciona depois da entrega e da configuração inicial do automóvel desportivo. Graças à ativação online, a ida oficina um Centro Porsche não é necessária. Atualmente, isto já é possível com o Porsche Intelligent Range Manager (PIRM). No model year 2021, foram acrescentadas as funções FoD adicionais Direção Assistida Plus, manutenção ativa na faixa de rodagem e o Porsche InnoDrive.

1) correspondem à potência de overboost com Launch Control
2) Versão: 31-12-2020, números provisórios
3) depende da disponibilidade na infraestrutura de carregamento do respetivo mercado.Como pré-requisito, é necessário ter um contrato de carregamento, por exemplo, com o Porsche Charging Service.